O Dia Mundial da Água, comemorado no sábado, reuniu quase dois mil moradores de Balneário Camboriú e Camboriú no mutirão de limpeza do rio que corta as duas cidades. A ação “Todos pelo rio Camboriú” tirou duas toneladas de lixo da água e das margens.
Continua depois da publicidade
Cerca de 25 embarcações participaram da mobilização, que começou às 7h30 na divisa entre as duas cidades, na rua Dom Afonso, no bairro Vila Real. Os trabalhos se estenderam rio acima e ...
Cerca de 25 embarcações participaram da mobilização, que começou às 7h30 na divisa entre as duas cidades, na rua Dom Afonso, no bairro Vila Real. Os trabalhos se estenderam rio acima e abaixo.
Continua depois da publicidade
Entre os resíduos coletados estavam isopor, garrafas PET, colchões, TVs e até geladeiras. O prefeito de Camboriú, Leonel Pavan (PSD), chamou o rio Camboriú de “artéria vital que sustenta a vida das duas cidades”. Ele destacou a importância dos mutirões de limpeza e defendeu que a ação seja constante.
Voluntários de diversas cidades da região também participaram, como Itajaí, Itapema, Blumenau e Palhoça. Uma das moradoras foi Mariana Tavares, de 14 anos, que reuniu seu grupo de escoteiros e se impressionou com a quantidade de lixo. Já a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), afirmou que “o rio Camboriú pede socorro há anos”.
Continua depois da publicidade
Durante a ação, os prefeitos das duas cidades aprovaram convênio de parceria com a Udesc e o Conselho Regional de Engenharia (Crea). O objetivo é promover o monitoramento contínuo das condições do rio Camboriú, permitindo acompanhar a situação ambiental e orientar projetos futuros.