ITAJAÍ
Famílias afetadas por incêndio no Cidade Nova precisam de doações
Prefeitura liberou verba emergencial para alimentação e transporte das vítimas
Ana Júlia Kamchen [editores@diarinho.com.br]
As sete famílias de Itajaí que perderam tudo no incêndio que atingiu a rua Otto Hoier, no bairro Cidade Nova, na tarde de sábado, precisam de doações de produtos de higiene e materiais de construção. Nesta segunda-feira, a prefeitura de Itajaí garantiu suporte financeiro para alimentação e transporte das vítimas.
Continua depois da publicidade
A medida emergencial foi definida em reunião com o prefeito Robison Coelho (PL), a secretaria de Assistência Social e a secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), com o objetivo de ouvir as vítimas e encontrar soluções dentro das limitações legais.
Segundo a prefeitura, não houve necessidade de abrigamento público, pois todas as pessoas atingidas foram acolhidas por amigos e familiares. Ainda assim, as vítimas foram cadastradas para análise do direito ao auxílio-moradia, enquanto são estudadas soluções definitivas.
Continua depois da publicidade
“Nós estamos entrevistando essas pessoas e fazendo seu relatório social para possivelmente enquadrá-las no auxílio-moradia, que consiste em uma ajuda do município para locarem novos imóveis enquanto tentam solucionar definitivamente a questão de suas moradias”, explica o diretor de Regularização Fundiária da Seduh, Dante Gervásio.
Segundo Ivonete de Oliveira, uma das vítimas do incêndio, doações de materiais de construção como madeira, telhas, caibros, pregos e areia são necessárias. Também é possível contribuir com doações via pix. Os interessados podem entrar em contato com Ivonete pelo WhatsApp (47) 99218-5039, que está intermediando a arrecadação entre as vítimas.
Incêndio começou numa torradeira
O fogo começou no início da tarde de sábado, quando todas as famílias estavam em casa. As chamas teriam iniciado numa torradeira e se alastraram para as casas vizinhas em menos de 10 minutos. Os moradores não tiveram tempo de retirar os pertences. Ninguém ficou ferido, mas 23 pessoas ficaram desabrigadas.