A escola básica Marechal Olímpio Falconieri da Cunha foi alvo de furto de fios, na semana de 14 de fevereiro, quando o material foi levado do bairro São Vicente, em Itajaí. O ladrão arrancou a fiação e deixou um prejuízo de R$ 10 mil pros cofres públicos, além de impossibilitar a refrigeração que aliviaria o calorão nas salas de aula.
Continua depois da publicidade
A parte elétrica da escola estava toda pronta, mas como foi furtada, agora precisa ser reposta no prédio que fica na rua Antônio Carlos Pereira Leão Filho. Assim que a Secretaria de Educação ...
A parte elétrica da escola estava toda pronta, mas como foi furtada, agora precisa ser reposta no prédio que fica na rua Antônio Carlos Pereira Leão Filho. Assim que a Secretaria de Educação de Itajaí comprar novamente os fios, o serviço será reiniciado.
Continua depois da publicidade
No último final de semana, uma empresa terceirizada também instalou um novo quadro elétrico na escola básica José Medeiros Vieira. A medida foi necessária porque toda vez que os 19 aparelhos eram ligados, os disjuntores desarmavam. Pro novo quadro de distribuição de energia, foram usados 200 metros de condutores de 10 milímetros e oito rolos de fios de seis milímetros, o que deve evitar os constantes apagões que a escola enfrentava.
A escola, que fica no bairro São Vicente, tem 654 alunos e foi fundada em 1987. Essa é a primeira vez que passa por uma reforma na fiação elétrica. “A partir de hoje acredito que não haverá mais o desarmamento dos disjuntores, facilitando o trabalho do professor, que muitas vezes precisa usar o datashow, potencializando a aprendizagem em sala de aula. É importante que todos estejam em condições agradáveis para aprender”, comenta a diretora da escola, Josiane Teixeira.
Continua depois da publicidade
“Uma equipe trabalhou na instalação pra que os equipamentos de ar-condicionado tenham suporte pra funcionar plenamente. Estamos atendendo também a escola isolada Duque de Caxias, no bairro Laranjeiras, num espaço provisório no salão paroquial da igreja católica, onde os alunos terão aulas presenciais a partir de segunda-feira, até que a reforma da unidade escolar fique pronta”, conclui o secretário de Educação, Silvano Amaro.