O tenista Rafael Matos, da ADK Tennis, de Itajaí, conquistou neste sábado o bicampeonato do torneio de duplas do Rio Open. Desta vez, Matos foi campeão ao lado do brasileiro Marcelo Melo, vencendo na decisão os espanhóis Pedro Martínez e Jaume Munar por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 7/5. A competição no Rio de Janeiro é a principal do circuito mundial na América do Sul, com premiação de 2,5 milhões de dólares.
Continua depois da publicidade
Este foi o segundo título consecutivo de Matos no Rio Open, mas o primeiro dele ao lado de um brasileiro. No ano passado, o tenista da ADK Tennis foi campeão junto com o colombiano Nicolas Barrientos ...
Este foi o segundo título consecutivo de Matos no Rio Open, mas o primeiro dele ao lado de um brasileiro. No ano passado, o tenista da ADK Tennis foi campeão junto com o colombiano Nicolas Barrientos.
Continua depois da publicidade
A decisão foi disputada na quadra Guga Kuerten, a principal do torneio, e levou a torcida à loucura até o início da madrugada de domingo, com 1h37 de duração. Nas arquibancadas lotadas, a promessa do tênis brasileiro João Fonseca também compareceu para incentivar os companheiros de seleção brasileira.
Rafael é o número 36 do mundo no ranking de duplas, e chegou ao seu 10º título de ATP na carreira, se tornando ainda o primeiro brasileiro com duas conquistas no Rio Open. Ele e Melo haviam sido campeões em Stuttgart, na Alemanha, no ano passado, além de terem ficado com o vice em Washington (EUA) em 2024, e em Buenos Aires, na Argentina, na última semana. No ranking das parcerias da temporada, Matos e Melo subiram para o sexto lugar com a conquista.
Continua depois da publicidade
Já Marcelo Melo tinha dois vices nas duplas do Rio Open e conseguiu levantar o primeiro troféu do torneio aos 41 anos. Ex-número do 1 do mundo na categoria, Marcelo já conquistou títulos de Grand Slams como Rolland Garros e Wimbledon, mas ainda falta o maior torneio do Brasil no currículo.
“Foi ainda mais especial esse ano, o Marcelo é um cara inspirador dentro e fora da quadra, ter essa dupla 100% brasileira também aqui representando no nosso país no Rio Open, maior torneio que temos. Difícil explicar o sentimento, muito feliz ter conquistado esse título ao lado dele. Difícil colocar em palavras, sentimento muito forte: quadra incrível, lotada, pessoal ficou até tarde. Torneio estava muito legal, energia muito alta. Feliz com essa conquista", comemorou Rafael Matos.