Os moradores de Itajaí que já enfrentavam problemas no agendamento do serviço para a carteira de identidade, agora terão que esperar a volta do sistema do Instituto Geral de Perícias (IGP), suspenso para atualizações até 24 de fevereiro.
Continua depois da publicidade
O instrutor de trânsito Juliano Lopes, coordenador do grupo Controle Social de Itajaí, conta que antes da suspensão do agendamento, o serviço também vinha sendo alvo de muitas reclamações. Segundo ...
O instrutor de trânsito Juliano Lopes, coordenador do grupo Controle Social de Itajaí, conta que antes da suspensão do agendamento, o serviço também vinha sendo alvo de muitas reclamações. Segundo ele, há dois meses tem pessoas tentando o agendamento e não conseguem vagas.
Continua depois da publicidade
Pelo sistema, é possível conferir que não há mais datas disponíveis para fevereiro e março, seja por falta de vaga ou dia fora do limite de agendamento, que é de até sete dias. Já o prazo pra emissão da carteira nos postos de atendimento varia de cinco a 20 dias úteis.
Em Itajaí, o posto de atendimento para a carteira de identidade fica junto ao Itajaí Shopping. O serviço também está disponível no Balcão da Cidadania, na Câmara de Itajaí, por meio de convênio com a Polícia Científica.
Continua depois da publicidade
Suspensão
A suspensão do agendamento para emissão da carteira de identidade começou no sábado e se estende até 25 de fevereiro devido à atualização do sistema. Neste período, novos agendamentos não poderão ser feitos pela internet. A página do serviço é em http://agendamento.igp.sc.gov.br.
No site da Polícia Científica, os usuários são alertados sobre a atualização antes de entrar na página de agendamento. “Comunicamos que, durante o mês de fevereiro, nosso sistema de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), passará por atualizações, que visam aprimorar nossos serviços e tornar o atendimento mais ágil e eficiente para os cidadãos”, diz o aviso.
Novo modelo
A Polícia Científica tem registrado aumento na procura pelo serviço desde o início da confecção do novo modelo da carteira de identidade, com novo formato, versão digital e unificação com o número do CPF. Com a mudança, a CIN se torna o principal documento de identificação no Brasil.
Em 2024, o modelo se popularizou, com mais de 17 milhões de carteiras emitidas no país. Em Santa Catarina, foram mais de 1,3 milhão de CINs emitidas, superando as marcas de 2022 (530 mil carteiras) e de 2023 (650 mil carteiras).
Apesar da crescente procura, não há obrigação de troca imediata. As carteiras de identidade do modelo antigo têm validade até março de 2032.
Continua depois da publicidade