ESTRATÉGIA PARA O VERÃO
Águas de Camboriú fornece caminhões-pipa para melhorar abastecimento em áreas críticas
Ação reforça pressão no sistema para atender alta demanda de consumo da temporada
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]
Com o aumento da demanda por água potável durante a temporada de verão, a Águas de Camboriú adotou uma estratégia diferenciada para garantir o abastecimento. A concessionária está utilizando caminhões-pipa para transportar água tratada diretamente dos reservatórios até regiões mais altas ou distantes do sistema, onde o fornecimento pode ser comprometido pela baixa pressão.
Os caminhões-pipa coletam a água e a injetam diretamente na rede, principalmente em hidrantes. Essa manobra técnica aumenta a pressão do sistema, permitindo que a água chegue a locais elevados e contribuindo para a normalização do abastecimento.
Além disso, a Águas de Camboriú reforça a importância do envolvimento da população para que a operação funcione de forma eficiente. Moradores sem água precisam registrar a solicitação de atendimento para o envio do caminhão-pipa. Caso o desabastecimento persista por mais de um dia, o pedido deve ser renovado diariamente.
Para receber o serviço, o morador deve providenciar uma mangueira conectada à sua caixa d’água, pois, por questões de segurança, os colaboradores e pipeiros não estão autorizados a acessar às casas. A empresa também orienta que pedidos de falta de água sejam cancelados caso o abastecimento seja restabelecido pela rede regular.
A ação não envolve custos de transporte, e é cobrado apenas o valor da água. Com essas medidas, a Águas de Camboriú busca minimizar os impactos da alta demanda e garantir que toda a cidade tenha acesso ao recurso essencial durante o verão.