VIRADA DO ANO
Quase 200 pessoas foram arrastadas nas praias de SC
Bombeiros usam quadriciclos, helicópteros e jet skis nos resgates
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina divulgou o balanço das ocorrências registradas no feriado de ano novo. Entre os dias 31 de dezembro de 2024 e 1º de janeiro de 2025, os guarda-vidas atenderam 185 casos de afogamento no litoral e nos rios catarinenses.
Na região de Itajaí e Balneário Camboriú não houve registros de óbitos por afogamento, apesar dos sustos no mar. Já em Florianópolis foi registrada uma morte, mas os bombeiros aguardam o laudo da Polícia Científica para incluir nas estatísticas.
Além dos resgates, os bombeiros realizaram cerca de 760 mil ações de prevenção em todo o estado e atenderam 226 casos de crianças perdidas, todas encontradas com o auxílio dos guarda-vidas. No mesmo período do ano anterior, foram registrados 54 salvamentos e 146 casos de crianças perdidas na orla. Para evitar que as crianças se percam na praia, o Corpo de Bombeiros disponibiliza pulseiras de identificação nos postos de guarda-vidas.
Estação Verão
A operação Estação Verão organizada pelo governo de Santa Catarina, busca proteger os banhistas durante a alta temporada — que deve atrair cerca de três milhões de turistas às praias do estado.
A ação iniciada no último dia 16 de dezembro, segue até 9 de março com quase dois mil guarda-vidas civis reforçando o efetivo da corporação.
O CBMSC dispõe de estrutura com 163 embarcações, 33 quadriciclos, dois helicópteros, 53 motoaquáticas e 145 viaturas para atender as ocorrências no litoral catarinense.
DICAS PARA EVITAR AFOGAMENTOS
* Prefira praias com guarda-vidas
* Use o app "CBMSC Cidadão" para localizar postos, conferir condições do mar e balneabilidade
* Evite praias com bandeira vermelha
* Atenção às correntes de retorno: Evite nadar entre bandeiras vermelhas sinalizadas na areia
* Não entre na água após ingerir bebida alcoólica ou refeições
* Evite andar em costões, que podem ser escorregadios
CASO SEJA ARRASTADO
* Se souber nadar: Saia da corrente nadando para o lado
* Se não souber nadar: Boie, mantenha a calma e peça ajuda