Às vésperas da temporada de verão, a avenida Carlos Drummond de Andrade, na entrada da Praia Brava, em Itajaí, tem canteiros tomados pelo mato e falta de lixeiras nas calçadas. O problema foi denunciado no trecho do cruzamento da avenida com a rua Delfim de Pádua Peixoto. O DIARINHO conferiu que a própria Delfim também tem canteiros com matagal esperando por uma roçada.
A região passou recentemente por uma revitalização mas, após as obras, ficou abandonada, contam moradores e comerciantes. Eles relatam a falta de limpeza e manutenção pela prefeitura, ...
A região passou recentemente por uma revitalização mas, após as obras, ficou abandonada, contam moradores e comerciantes. Eles relatam a falta de limpeza e manutenção pela prefeitura, mesmo após queixas feitas à Ouvidoria. A cobrança é pra realização de roçada e instalação de novas lixeiras. Com o mato alto e sem espaço adequado para o lixo, as calçadas ficam emporcalhadas e com restos de lixo jogados nos canteiros.
“Além de trabalharmos aqui, também somos moradores. Após a revitalização, há um ano, a Praia Brava está abandonada e mesmo com as reclamações na Ouvidoria da prefeitura, nada foi feito a respeito”, denuncia um comerciante.
A revitalização da Carlos Drummond abrangeu 220 metros até o cruzamento com a avenida José Medeiros Vieira, a beira-mar. No trecho, há lixeiras apenas no lado direito da avenida. No outro lado, os lixos ficam largados. As obras fizeram parte da reurbanização da rua Delfim de Pádua Peixoto, com nova pavimentação e calçadas ao longo de toda a extensão.
Ambiental se explica
A empresa Ambiental, responsável pela limpeza urbana em Itajaí, informou que nesta terça-feira está programado o serviço de roçada na Praia Brava. Segundo a empresa, a vegetação cresce bastante nesta época com períodos alternados de sol e chuva, propícios pro matagal. Por isso, pra temporada o cronograma do serviço é intensificado. Alguns tipos de canteiros, como os que não ficam junto às calçadas, são de responsabilidade de manutenção da prefeitura.
Prefeitura diz que obra ainda não acabou
Embora estejam oficialmente finalizadas há meses as obras no local, com os trabalhos de drenagem, pavimentação e sinalização concluídos, a revitalização ainda está em andamento, segundo a Secretaria de Obras, faltando a parte do mobiliário urbano. Assim, a responsabilidade seria da empreiteira de cuidar do local. A instalação do mobiliário é prevista nos próximos dias para a temporada de verão, de acordo com a pasta.