Verão será com calorão e chuvas dentro da média em SC
La Niña não deve influenciar o tempo nos próximos meses
João Batista [editores@diarinho.com.br]
Novembro será de boa, mas calorão vem em dezembro e janeiro, com os típicos temporais (Foto: João Batista)
Semana será de sol entre nuvens, com chance de chuva fraca todos os dias
(foto: João Batista)
O calorão da última semana, com temperaturas acima dos 30°C em Itajaí e região, indica um verão com temperaturas superiores à média em Santa Catarina. A Epagri/Ciram prevê para novembro, dezembro e janeiro dias quentes, especialmente no oeste do estado, mas o litoral também terá máximas acima dos 30°C.
Novembro, que começa na sexta-feira, será um mês de transição, com dias mais fresquinhos. Em dezembro e janeiro, o calor será mais forte, com períodos seguidos de altas temperaturas. A ...
Novembro, que começa na sexta-feira, será um mês de transição, com dias mais fresquinhos. Em dezembro e janeiro, o calor será mais forte, com períodos seguidos de altas temperaturas. A meteorologista Marilene de Lima, da Epagri/Ciram, afirma que, isoladamente, episódios de frio com temperaturas próximas ou abaixo de 0°C e geadas podem ocorrer no Planalto Sul.
As chuvas no próximo trimestre devem ficar dentro da média histórica, mas com distribuição irregular. Algumas regiões terão volumes mais altos que outras. Os temporais característicos do verão também devem ocorrer, com potencial de maior intensidade.
“No período, devem ocorrer eventos de chuva forte com totais elevados em curtos períodos, temporais com raios, granizo e ventania”, destaca Marilene. Em novembro, a média mensal de chuva cai em comparação a outubro, com volumes entre 130 e 180 mm.
Em dezembro, as chuvas ocorrem, principalmente, à tarde e à noite, em forma de pancadas passageiras típicas do verão. Na região da Amfri, os volumes variam entre 130 e 150 mm.
Durante o verão, as chuvas intensas estarão associadas à passagem de frentes frias pelo litoral, sistemas de baixa pressão e sistemas convectivos. Nevoeiros podem ocorrer durante noites e madrugadas em novembro e dezembro, reduzindo a visibilidade.
Verão sem La Niña
Em setembro de 2024, a Temperatura da Superfície do Mar (TSM) no Pacífico Equatorial esteve abaixo da média, mas sem alteração suficiente para configurar o La Niña. A neutralidade deve permanecer em novembro, dezembro e janeiro.
O La Niña, que esfria as águas do Pacífico e pode causar secas e chuvas extremas, ocorre a cada três a cinco anos. Entre 2020 e 2023, o fenômeno contribuiu para enchentes na região de Itajaí.
E nesta semana?
Nesta semana, o tempo será de sol entre nuvens, com períodos de céu mais fechado e chance de chuva leve diária, devido à umidade trazida pela circulação marítima. Quarta-feira e domingo devem registrar volumes de chuva acima de 10 mm, enquanto os demais dias terão chuvas mais fracas. Sábado deve ter a maior abertura de sol. As temperaturas variam de 17°C a 28°C.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.