Brasil
Veja as 12 marcas de azeite suspensas pelo Ministério da Agricultura
Lista tem três marcas de Santa Catarina
Ana Júlia Kamchen [editores@diarinho.com.br]

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) suspendeu a venda de mais 12 marcas de azeite, após constatar irregularidades que tornam os produtos impróprios para consumo. O novo alerta foi publicado menos de 20 dias após a última suspensão de marcas no Brasil.
A operação faz parte de uma série de ações do Mapa para combater fraudes no mercado de azeites, que é apontado como o segundo produto alimentar mais fraudado no mundo.
Continua depois da publicidade
Entre as marcas suspensas, três são de Santa Catarina: La Ventosa, Vicenzo e Don Alejandro. No Paraná, foram proibidas as marcas Alonso, Quintas D’Oliveira e Olivas del Tango. Em São Paulo, Almazara e Escarpas das Oliveiras também estão na lista. Já no Rio de Janeiro, foi suspensa a marca Grego Santorini. No Espírito Santo, a marca proibida é a Quinta de Aveiro. Em Goiás, a marca Garcia Torres foi barrada, e na Bahia, a Vila Real.
Os testes feitos pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária identificaram a presença de outros óleos vegetais, não especificados, nos produtos analisados, o que compromete a qualidade e a segurança dos azeites. Essas alterações podem representar riscos à saúde dos consumidores.
Continua depois da publicidade
Quatro das empresas responsáveis por essas marcas estão com os CNPJs suspensos ou já foram baixadas pela Receita Federal, reforçando as suspeitas de fraude. A venda desses produtos é uma infração grave, e os estabelecimentos que continuarem a comercializá-los podem ser responsabilizados.
Os consumidores que compraram as marcas devem interromper o uso e solicitar a substituição, conforme as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor. Denúncias sobre a venda de produtos fraudulentos podem ser feitas No canal oficial Fala.BR, com o local de compra.
Marcas de azeite suspensas
DICAS PARA NÃO SER ENGANADO
• Desconfie de preços muito baixos
• Verifique se a empresa está registrada no Mapa
Continua depois da publicidade
• Consulte a lista de produtos irregulares apreendidos em operações anteriores
• Evite comprar azeite a granel
• Fique atento à data de validade e aos ingredientes
• Dê preferência a produtos com data de envase recente
-Evite comprar azeite a granel
Continua depois da publicidade
-Fique atento à data de validade e aos ingredientes
-Dê preferência a produtos com data de envase recente