O Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues abriu o processo seletivo para 2025, na segunda-feira. São 153 vagas para o curso de formação, com duração de três anos. Os alunos podem escolher entre 17 modalidades. As inscrições seguem até 20 de novembro e podem ser feitas pelo link.
As opções incluem formação em piano, acordeom, violão, contrabaixo elétrico e acústico, guitarra, bateria, percussão, canto, saxofone, clarinete, flauta, trompete, trombone, violino, viola de arco ...
As opções incluem formação em piano, acordeom, violão, contrabaixo elétrico e acústico, guitarra, bateria, percussão, canto, saxofone, clarinete, flauta, trompete, trombone, violino, viola de arco e violoncelo. As vagas estão disponíveis nos turnos da manhã, tarde e noite.
Além do instrumento escolhido, cada aluno estuda disciplinas prático-teóricas, como teoria musical, harmonia, rítmica, tecnologia em música, prática de conjunto, canto coral, arranjo e apreciação, totalizando 864 horas de formação. O curso é gratuito, com bolsas subsidiadas pelo Município de Itajaí e pela Fundação Cultural.
Processo seletivo
O processo seletivo terá duas etapas eliminatórias. Os candidatos que alcançarem média 6 na prova teórica avançam para a prova prática, que será decisiva. O edital completo está disponível no site do conservatório e ao final desta matéria.
A prova de teoria musical será realizada no dia 1º de dezembro, das 9h30 às 11h30, e avaliará conhecimentos básicos, como leitura nas claves de sol e fá, notação musical, compassos e escalas.
As provas práticas de instrumento são de 9 a 11 de dezembro, com horários específicos para cada candidato. Nessa fase, os alunos devem tocar uma peça de livre escolha e uma peça confronto, disponível no site do conservatório, além de realizar leitura de partitura à primeira vista.
O Conservatório de Música de Itajaí fica na Casa da Cultura Dide Brandão, rua Hercílio Luz, n° 655.