O escultor blumenauense Pita Camargo inaugurou nesta terça-feira a escultura do “Marco dos 60 Anos” da Escola Superior de Administração e Gerência (Esag), uma das instituições fundadoras da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A obra em mármore fica próximo à entrada do campus da Udesc, em Florianópolis, no jardim do prédio da Esag.
A inauguração integra a programação de aniversário da Esag, que completa 60 anos nesta quarta-feira. Pita Camargo tem mais de 40 anos de carreira artística e buscou transmitir na obra ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
A inauguração integra a programação de aniversário da Esag, que completa 60 anos nesta quarta-feira. Pita Camargo tem mais de 40 anos de carreira artística e buscou transmitir na obra a solidez do ensino em Santa Catarina. A escultura representa um grande cálice onde se bebe do conhecimento. Num lado aparece parte da marca da Udesc lapidada com linhas e vazados e, no outro, uma representação do sol crescendo na forma de U, em alusão à universidade catarinense.
A pedra foi trabalhada pelo artista pra construção de significado, a partir das linhas e vazados que são característicos do escultor. Pita Camargo iniciou sua carreira na exposição oficial na Galeria Municipal de Artes de Blumenau com a mostra “Valores novos”, em 1982. Ele coleciona importantes esculturas em acervos públicos como marcos históricos, além de participação em diversas mostras e exposições, como na Marejada.
Trajetória
Pita mora em Gaspar, onde tem seu ateliê. Na região, o artista assina o Marco dos 100 anos do colégio Sagrada Família, em Blumenau, e o marco submerso da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, em Bombinhas, uma de suas obras mais famosas. Ele também tem obras em Balneário Camboriú, Itapema, Brusque, Joinville, Florianópolis e São Paulo (SP), onde esculpiu o marco da sede do Cape-Coren.