A Defesa Civil de Itajaí e a de Balneário Camboriú fizeram um alerta para o risco de chuvas fortes, com possibilidade de alagamentos e deslizamentos a partir desta quarta-feira.
A chuva começou na tarde de terça-feira e deve se estender até sexta-feira. São previstos volumes de chuva de até 200 milímetros entre quarta e sexta-feira nas duas cidades, com alto risco ...
A chuva começou na tarde de terça-feira e deve se estender até sexta-feira. São previstos volumes de chuva de até 200 milímetros entre quarta e sexta-feira nas duas cidades, com alto risco de alagamentos e deslizamentos.
A Defesa Civil de BC recomenda à população evitar áreas sujeitas a alagamentos. Em caso de temporais, é indicado evitar atividades ao ar livre e procurar abrigo em locais seguros. “A circulação marítima e um sistema de baixa pressão são os responsáveis pelo tempo chuvoso na região. Essa combinação faz com que a chuva ocorra de forma persistente e até intensa em alguns momentos. A circulação marítima ganha força entre a noite e madrugada, por isso, nestes momentos a chuva também se intensifica”, explicou a Defesa Civil de Itajaí.
A Defesa Civil de Santa Catarina também publicou um alerta de nível vermelho devido às chuvas persistentes e volumosas em todas as regiões do estado. Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil pelo 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Ventos fortes
A passagem da frente fria também provoca rajadas de vento acima de 40 km/h na região, deixando o mar agitado, com ressaca nas praias e risco à navegação e à pesca. De acordo com o Laboratório de Climatologia da Univali, na quinta, sexta e sábado, as praias devem ter ondas com picos de até 1,5 metro.
O tempo deve melhorar a partir da noite de sexta-feira. No sábado, o sol volta com força e, no domingo, o céu terá sol entre nuvens. Até o fim de semana, a chuva prevista deve “limpar” a fumaça das queimadas que voltou a poluir o céu no estado nesta semana.
Muita chuva
O Ciram/Epagri confirmou que o tempo ficará chuvoso em todas as regiões catarinenses, principalmente do centro ao leste do estado, devido à passagem de uma nova frente fria, associada ao sistema de baixa pressão e à circulação marítima, que traz umidade do mar para o continente, provocando chuva volumosa.
Segundo o órgão, há risco de temporais com descargas de raios, ventania e granizo no Oeste, na quarta e quinta, com a condição se estendendo a todas as regiões na sexta.
As chuvas entre quarta e sexta-feira devem somar entre 100 e 150 mm no Grande Oeste e Planalto Norte, e de 150 a 200 mm no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Norte, parte do Litoral Sul e Planalto Sul. Há chance de volumes maiores em áreas de encosta, com risco de alagamentos e deslizamentos.