ITAJAÍ
"Será o maior hospital de Santa Catarina", diz governador na inauguração de novas alas do Marieta
Hospital de Itajaí ganha novos leitos, centro cirúrgico e material de esterilização
Laura Testoni [lauratestoni16@gmail.com]
Mais três andares da nova torre do Complexo Madre Teresa, no Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, foram inaugurados na terça-feira, em cerimônia que contou com a presença do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL).
Foram entregues 36 novos leitos de internação, um centro cirúrgico com 12 salas e o Centro de Material e Esterilização. Com as ampliações, o Marieta passa a ter 494 leitos ativos, com previsão de abertura de mais 112 leitos de internação e 20 de UTI.
Segundo o governador, ao alcançar 600 leitos, o hospital será o maior de Santa Catarina. "É um hospital com números de entregas importantes. Atende 93% pelo SUS, o maior programa de saúde pública do mundo, que atende a todos: ricos, pobres e a classe média", afirmou.
O secretário de Saúde de Santa Catarina, Diogo Demarchi, destacou os desafios que o governo enfrenta na região da Amfri, uma área de alta densidade populacional.
Demarchi apresentou dados que mostram SC como o estado que mais abriu leitos e fez cirurgias eletivas no Brasil. No primeiro trimestre, foram feitas 96 mil cirurgias eletivas no estado, comparadas a 43 mil em São Paulo. Ele mencionou ainda que 250 novos leitos foram abertos em SC, superando as aberturas durante a pandemia.
Contrato com o Estado
O secretário Diogo informou que, em breve, a gestão do contrato do hospital será responsabilidade do governo estadual. A concessão do imóvel ao Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, onde funciona o Marieta, vence em dezembro. O prédio é de propriedade do Estado.
Atualmente, a gestão do contrato, que refere-se aos serviços prestados pelo SUS, é responsabilidade do município de Itajaí. "Um hospital macrorregional é uma responsabilidade do Estado, e por isso devemos gerir o contrato", destacou Demarchi. O governo de SC repassa R$ 2,6 milhões/mês ao Marieta.