Atracou no porto de Navegantes, no final da tarde de segunda-feira, o navio Heerengracht que traz uma nova remessa de caças F-39 Gripen, comprados da empresa sueca Saab pela Força Aérea Brasileira (FAB).
Segundo o site da Praticagem de Itajaí, o cargueiro chegou no período da manhã e ficou fundeado na costa de Itajaí até receber a autorização para atracar na Portonave, o que ocorreu no ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
Segundo o site da Praticagem de Itajaí, o cargueiro chegou no período da manhã e ficou fundeado na costa de Itajaí até receber a autorização para atracar na Portonave, o que ocorreu no final da tarde.
Ainda pelo site, a previsão era de que ele desatracasse por volta das 22h de terça, após a retirada do caça. A Portonave, por questão de segurança, não confirmou as informações.
Uma operação especial será feita para transportar o caça por terra até o aeroporto de Navegantes. De lá, ele seguirá para a sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP). Não foi informada a data do deslocamento até o aeroporto, mas geralmente ocorre durante a noite ou na madrugada.
Caças da FAB
O navio Heerengracht deixou o porto de Norrköping, na Suécia, no dia 2 de setembro, com ao menos uma aeronave – o modelo com matrícula FAB 4108. Esta será a sexta operação de entrega de caças do projeto Gripen em Navegantes. A última entrega foi em dezembro de 2023. O contrato prevê a entrega de 36 caças, e há negociação em andamento para a compra de mais 14 aeronaves. Os caças F-39 Gripen vão compor a frota militar da FAB. Eles são reconhecidos pela eficiência, baixo custo de operação e tecnologia avançada, com os mais modernos sistemas de sensores e armamentos.