Luto no futebol
Morre jogador uruguaio que sofreu mal súbito em partida contra o São Paulo
Juan Manuel Izquierdo estava internado em São Paulo desde a última quinta-feira
Anderson Davi [editores@diarinho.com.br]
O Nacional do Uruguai confirmou na noite de terça-feira a morte do zagueiro Juan Manuel Izquierdo, de 27 anos, que sofreu um mal súbito durante a partida contra o São Paulo, na última quinta-feira, no Morumbi. Izquierdo estava internado no hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde foi constatada a morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca.
Os pais do jogador e sua esposa acompanharam a internação do atleta em São Paulo, junto com jogadores e dirigentes do Nacional. Ele deixa uma filha de dois anos e um filho recém-nascido de duas semanas. O corpo do atleta será levado pela Força Aérea Uruguaia para seu país.
A cena chocante da queda de Izquierdo em campo foi aos 39 minutos do segundo tempo, durante a partida de volta das oitavas de final da Libertadores. No trajeto para o hospital, ele sofreu uma parada cardíaca e precisou ser ressuscitado pela equipe médica. A situação se agravou nos dias seguintes devido à "progressão do comprometimento cerebral" e ao "aumento da pressão intracraniana", conforme informaram os boletins médicos emitidos pelo hospital.
Jogadores do São Paulo visitaram o hospital para prestar apoio e entraram em campo com uma camisa em homenagem ao jogador na partida de domingo contra o Vitória, no Morumbi.
Desde o anúncio oficial da morte de Izquierdo, diversos clubes brasileiros e da América do Sul manifestaram seu luto, incluindo o maior rival do Nacional, o Peñarol. O Campeonato Uruguaio, onde o jogador defendeu várias equipes, está paralisado.