Uma moradora de Itajaí, identificada como M.S., de 31 anos, registrou um boletim de ocorrência nesta terça-feira alegando que o aplicativo Caixa Tem foi invadido e que os quase mil reais de seu benefício do Bolsa Família, recebidos neste mês de agosto, foram transferidos para a conta de um desconhecido. A transferência foi na madrugada de terça-feira, logo após a liberação do pagamento pelo governo.
Continua depois da publicidade
M.S., que é mãe de quatro filhos, ficou abalada ao descobrir que o dinheiro que precisa para pagar as contas do mês tinha sido desviado, via Pix, para a conta de A.A.A.J., que ela não ...
M.S., que é mãe de quatro filhos, ficou abalada ao descobrir que o dinheiro que precisa para pagar as contas do mês tinha sido desviado, via Pix, para a conta de A.A.A.J., que ela não conhece. Ela também contou que, no mesmo dia, outras pessoas procuraram a Polícia Civil para denunciar casos parecidos.
Continua depois da publicidade
Embora a Polícia Federal, responsável por investigar crimes relacionados à Caixa, ainda não tenha sido acionada, o sistema da Polícia Civil repassa o alerta para a Caixa e para a PF, que devem iniciar a investigação.
A Caixa não confirmou se houve outros casos de transferências indevidas do Bolsa Família, mas informou que trabalha em conjunto com os órgãos de segurança pública para combater fraudes. O banco orienta os correntistas a contestarem qualquer movimentação não reconhecida diretamente nas agências, com a possibilidade de ressarcimento do valor.
Continua depois da publicidade
DICAS PARA EVITAR CLONAGEM
- A Caixa não envia SMS com links e só envia e-mails se autorizado pelo cliente.
- Nunca forneça senhas ou dados de acesso em outros sites ou aplicativos.
- Evite clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais.
- Desconfie de ofertas sensacionalistas e “oportunidades imperdíveis”.
- Links suspeitos podem instalar programas espiões em seu dispositivo.
- Mantenha navegadores e antivírus atualizados.
- A Caixa jamais solicita senha e assinatura eletrônica na mesma página.
- Senhas e cartões são pessoais e intransferíveis; evite armazená-las em dispositivos.
- A Caixa não solicita instalação de aplicativos por telefone.
- Mais informações no portal www.caixa.gov.br/seguranca.