Três “pelznickels”, conhecidos como Papais Noéis do Mato, de Guabiruba, seguem nesta terça-feira para o Rio de Janeiro, onde representarão a tradição alemã e a cultura catarinense no Salão do Turismo. O evento, aberto ao público, acontece de quinta a domingo, com expectativa de mais de 150 mil visitantes.
O termo “pelznickel” vem do alemão: “pelz” significa pelagem, e “nickel” é diminutivo de Nicolau. A tradução refere-se aos Papais Noéis do Mato, personagens que na lenda saem das florestas ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
O termo “pelznickel” vem do alemão: “pelz” significa pelagem, e “nickel” é diminutivo de Nicolau. A tradução refere-se aos Papais Noéis do Mato, personagens que na lenda saem das florestas para buscar crianças malcriadas antes do Natal.
Será a segunda participação de Guabiruba no evento, mas a estreia da Sociedade do Pelznickel. A presença em um encontro nacional é vista como uma grande oportunidade para divulgar a cidade e preservar a tradição.
Guabiruba busca ser reconhecida nacionalmente como a Terra do Pelznickel até 2025. “Acreditamos que o evento será uma excelente oportunidade para promover a tradição, compartilhar experiências e colocar Guabiruba na rota do turismo nacional”, diz Jocimar Fischer, vice-presidente da Sociedade do Pelznickel.
As apresentações dos pelznickels ocorrem de quinta a domingo, mas os personagens também interagem com o público no estande durante todo o evento. “Estamos cuidando para que a essência da tradição seja verdadeiramente transmitida”, destaca Fischer.
Bolachas artesanais e chocolates, viabilizados em parceria com empresários locais, também serão oferecidos aos visitantes.
O estande de Santa Catarina terá 333 m² e será dividido entre vários municípios. Além dos pelznickels de Guabiruba, o estado será representado por outras atrações.
O Sebrae patrocina o transporte até o Rio. A hospedagem e alimentação são custeadas pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi), enquanto o transporte local e material promocional são pagos pela Secretaria de Turismo de Guabiruba.