Moradores que passaram pelo centro de Itajaí na tarde de sábado flagraram o corte de árvores do canteiro central da avenida Marcos Konder. Motosserras foram usadas para derrubar 10 árvores no trecho em frente ao laboratório de imagens da Unimed Litoral. Das 129 árvores existentes na Marcos Konder, 75 serão cortadas e apenas 54 preservadas.
O início da derrubada causou revolta, pois sequer foi anunciado. “Eles dizem que vão replantar, vão fazer o replantio e estão simplesmente cortando. Não me venham dizer que aquelas árvores ...
O início da derrubada causou revolta, pois sequer foi anunciado. “Eles dizem que vão replantar, vão fazer o replantio e estão simplesmente cortando. Não me venham dizer que aquelas árvores estavam podres, porque eu tirei fotos das árvores e elas não estavam podres. Você pode ver pelos troncos que estavam saudáveis. Não estavam condenadas”, alegou o denunciante.
Além de enviar as imagens ao DIARINHO, o morador pretende denunciar o caso ao Ministério Público. “É uma vergonha! Infelizmente, vamos ficar sem as árvores na avenida, pode ter certeza disso. Vão alegar que estavam todas condenadas, mas não estavam. Eles não gostam de árvores, infelizmente, não gostam de árvores na cidade, não gostam... É uma pena. Uma avenida tão linda aqui”, lamentou o morador.
Ao DIARINHO, o secretário de Urbanismo informou que as árvores que estão sendo cortadas por serem condenadas pelo laudo técnico feito pelo técnico agrícola e tecnólogo em gestão ambiental Heli Schlickmann, contratado pela empresa Pacopedras, responsável pela obra. “Quem está à frente dessa retirada, do transplante e do novo plantio é o senhor Heli”, disse Auri Pavoni.
Só ] 54 árvores
Heli informou ao DIARINHO neste domingo que a avenida Marcos Konder tem 129 árvores: 13 palmeiras e 41 espécies nativas que serão transplantadas. Outras 14 árvores do canteiro lateral serão mantidas. As demais 75 árvores serão cortadas, informou Heli. “Dentro dos laudos que foram feitos, 75 deverão ser suprimidas por não reunir condições fitossanitárias, equilíbrio entre raiz/ tronco e copa”, afirmou.
O especialista rebate a opinião do morador e alega que as árvores não estavam saudáveis. “Sábado foram suprimidas 10 árvores; todas foram condenadas nos laudos prévios. Embora algumas parecessem saudáveis, tinham comprometimento interno que as inviabilizava para o transplante. Todas foram numeradas e acompanhadas de perto por nossos técnicos”, informou. Já as bromélias que estavam nas árvores foram retiradas e serão encaminhadas ao viveiro da prefeitura.
Ao todo 54 árvores saudáveis serão mantidas na avenida Marcos Konder. “Até agora, foram transplantadas seis árvores. A maioria das árvores viáveis para transplante está entre o herbário e o colégio São José”, afirmou.
Transplantio
Nos próximos 30 dias, segundo Heli, mais um lote de seis a oito árvores será transplantado, enquanto novas espécies começam a ser plantadas. Foram plantadas 27 novas árvores, entre elas pau-ferro, ipê roxo e amarelo, jacarandá e sibipiruna. A promessa é de que, com a reurbanização, a avenida Marcos Konder passe a contar com 260 espécies nativas.