A festa de Corpus Christi na região reuniu milhares de fiéis em missas especiais, na tradicional confecção de tapetes e nas procissões na quinta-feira. Algumas igrejas também aproveitaram pra arrecadar donativos que serão destinados aos atingidos pelas cheias no Rio Grande do Sul e para famílias carentes das comunidades onde estão localizadas.
Continua depois da publicidade
Em Balneário Camboriú, a montagem dos tapetes na paróquia Santa Inês, no centro, começou cedo, às 2h30 da madrugada, com membros da comunidade, das pastorais e voluntários. Serragens, tintas e outros materiais foram usados na decoração de tapetes e trilhos que ilustraram diversos temas.
“Eu acho o máximo essa decoração. Fica muito bonito”, comentou Cláudia Borges, 60 anos, moradora do centro de Balneário que costuma prestigiar a festa. Já Roberto Oliveira, 65, é membro da paróquia Santa Inês e antes de participar da missa pela manhã, circulou ao redor da igreja pra ver e gravar vídeos com os tapetes.
Continua depois da publicidade
“É uma tradição muito antiga pra lembrar o dia de Corpus Christi”, comenta. Além de uma manifestação de fé, ele destacou o caráter artístico das montagens. “É uma arte e também tem o aspecto da união das pessoas num mesmo sentido”, ressaltou.
A Santa Missa teve início às 9h30, seguida de procissão pela rua 910 e retorno pela rua 1400. A programação do dia segue com missas às 17h e 19h, com liturgia em solenidade de Corpus Christi. Durante o dia todo, a secretaria paroquial recebe doações que vão ajudar famílias gaúchas afetadas pelas enchentes.
Ainda em BC, teve celebração de Corpus Christi pela paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Vila Real, e na paróquia São Sebastião, no Ariribá. As igrejas fizeram a confecção de tapetes e missas solenes seguidas de procissão pela manhã.
Na tradição católica, a celebração de Corpus Christi comemora a instituição do sacramento da Eucaristia ou Santa Ceia, que lembra o momento em que Jesus Cristo partilhou o pão e o vinho com os apóstolos na sua última ceia, antes de ser crucificado. No Brasil, por influência portuguesa, a data se consolidou com a montagem de tapetes e procissões.
Concurso de fotografia
A celebração de Corpus Christi na igreja Santa Inês, em BC, recebeu o 1º Concurso Fotográfico “Pelas ruas da fé”, organizado pela Pastoral da Comunicação pra destacar a beleza da tradição e do zelo pela Eucaristia. O concurso aberto a toda comunidade vai destacar fotos em 10 categorias, incluindo tapetes, procissão, arte e voluntariado.
A primeira etapa de seleção é com votação do público, entre 10 de junho e 1º de julho. Depois, até 15 de julho, terá votação por comissão da igreja e pela Pastoral da Comunicação, para anúncio dos vencedores até o fim do mês. As fotos premiadas vão virar uma exposição no dia 11 de agosto, na Festa de Santa Clara de Assis, padroeira dos comunicadores.
Continua depois da publicidade
Paróquias unidas celebram bicentenário da Matriz em Itajaí
Em Itajaí, todas as oito paróquias da cidade se reuniram pra fazer um tapete de quase dois quilômetros por ruas centrais. Além de manter a tradição da festa religiosa, a programação deste ano celebrou o bicentenário da paróquia do Santíssimo Sacramento, a igreja Matriz de Itajaí.
A confecção dos tapetes começou às 6h, na avenida Marcos Konder em frente ao colégio São José. No ginásio e no pátio do colégio, a decoração ficou por conta dos alunos, que usaram desenhos, letreiros e materiais escolares e recicláveis. O trajeto seguiu pelas ruas Silva e Pedro Ferreira, contornando pelo calçadão da Hercílio Luz até a igreja Matriz.
Cada paróquia ficou responsável por decorar um trecho de 210 metros no percurso. A paróquia Nossa Senhora de Lourdes, do bairro Fazenda, decorou uma parte da rua Pedro Ferreira. Os últimos detalhes foram finalizados num trabalho em grupo da família do casal Indiamara Bernardes, 36, e Matias Júnior, 42.
Os filhos do casal – Matias Neto, 5, e os gêmeos Marcos José e Maria Beatriz, 4, foram levados pra ver a decoração e acabaram se envolvendo na tarefa pra deixar tudo perfeito para a procissão. Indiamara é secretária da paróquia e destacou que neste ano a festa é especial pelo bicentenário da Matriz, reunindo pela primeira vez todas as igrejas na confecção conjunta dos tapetes, na missa e na procissão.
Continua depois da publicidade
Ela destacou a importância da tradição para os fiéis. “A eucaristia é a fonte de tudo. É mais do que comemorar. Eu não digo nem comemoração, mas acho que é uma afirmação daquilo que se vive. Cada domingo que você vai na missa, você está ali professando o que acredita. E hoje é o dia ápice pra gente demonstrar a nossa fé, pelas ruas ou dentro das igrejas, e confirmar aquilo que a gente acredita”, comentou.
A missa de Corpus Christi em Itajaí foi celebrada no ginásio do colégio São José, às 15h. Depois, houve procissão em direção à Matriz. A igreja também fez arrecadação de alimentos não perecíveis pra famílias carentes.
Festejos pela região
A celebração movimentou paróquias de toda a região. Em Navegantes, o Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes teve Santa Missa às 15h, seguida de procissão, com montagem dos tapetes pela manhã. Houve arrecadação de alimentos para famílias do Rio Grande do Sul.
Em Bombinhas, a festa foi na Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição, reunindo sete comunidades. Os tapetes decoraram a frente da igreja, seguindo pela rua Gavião e avenida Pavão até voltar ao pátio paroquial. A missa especial também foi durante a tarde.
Continua depois da publicidade
Em Penha, teve celebrações pela manhã na Matriz, com tapetes, missa e procissão que receberam fieis de cinco comunidades. Na igreja do Senhor Bom Jesus, na Armação, a festa reuniu famílias de outras quatro comunidades da região.
Eventos também marcaram a data em Camboriú, nas igrejas do centro e do Monte Alegre; em Itapema, no centro e Meia Praia; e em Porto Belo, na igreja Senhor dos Passos.
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.