Demolições de construções históricas são suspensas por falta de autorização
Máquinas já estavam na rua, mas tiveram que suspender a demolição
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Prédios ficam no Centro Histórico de Itajaí e precisam de autorização prévia do órgão de patrimônio
(Foto: leitor)
Prédios alvos da demolição ficam no Centro Histórico de Itajaí (Foto: Fran Marcon)
Prédios alvos da demolição ficam no Centro Histórico de Itajaí (Foto: Fran Marcon)
Prédios ficam em frente da Casa Bughardt (Foto: Fran Marcon)
A falta de autorização do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural suspendeu as demolições de prédios antigos da rua Lauro Muller, no centro de Itajaí, bem em frente à Casa Burghardt, que é tombada pelo patrimônio histórico. Como os prédios que vão ao chão ficam no Centro Histórico, o conselho precisa previamente aprovar as demolições.
Um dos imóveis que vai ao chão foi sede do 1º Ofício de de Registro de Imóveis de Itajaí. O outro imóvel já abrigou o bar Infarta Madalena e também uma padaria. A vizinhança denunciou ...
Um dos imóveis que vai ao chão foi sede do 1º Ofício de de Registro de Imóveis de Itajaí. O outro imóvel já abrigou o bar Infarta Madalena e também uma padaria. A vizinhança denunciou o caso ao Conselho Municipal de Patrimônio e ao DIARINHO.
A prefeitura apurou que os responsáveis pela obra não dispunham de autorização para demolição e os trabalhadores não prosseguiram com os trabalhos.
A autorização é necessária, segundo a Lei 3198, de 1997, para todas as obras próximas a prédios centenários e tombados pelo Patrimônio Histórico. “A Auditoria Fiscal do informa que as demolições estão suspensas, mas poderão acontecer após parecer favorável do Conselho do Patrimônio Histórico, de forma que não haja danos aos imóveis que são tombados”, informou a prefeitura em nota oficial.
A prefeitura não informou a quem pertencem os imóveis. Evelise Moraes, secretária executiva do Conselho do Patrimônio Cultural, informou que até nesta terça-feira o conselho não recebeu qualquer solicitação de análise de demolição dos prédios da rua Lauro Muller.
“Os conselheiros foram surpreendidos com essa notícia da demolição. Acionamos os dispositivos legais e estamos aguardando que os responsáveis encaminhem as documentações para que o conselho analise, oriente e delibere sobre o pedido de demolição”, informou Evelise.
Casa Bughardt tem 122 anos
A Casa Bughardt foi construída no ano de 1902 na rua Lauro Müller, nº 53. Com estilo eclético e de influência germânica, a casa teve projeto do alemão Reinhold Roenick, feito a pedido do proprietário, o imigrante alemão Harry Hundt.
Entre os anos de 2020 e 2021, parte do piso térreo foi usado como sede da Câmara Setorial de Artes Visuais, vinculada ao Conselho Municipal de Políticas Culturais, para fomento de um Atelier Coletivo. A casa era sede da Fundação Cultura de Itajaí, mas o local está fechado porque passa por obras de restauro.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.