Camboriú
Despedida de menina que morreu de meningite
Pietra Hermes, que era aluna da rede municipal da cidade, teve meningite bacteriana
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
A despedida da pequena Pietra Waltrick Hermes, de quatro anos, aconteceu na manhã de sábado no Crematório Vaticano, em Balneário Camboriú. A menina faleceu de meningite bacteriana no noite de quinta-feira. Ela era aluna do pré 1 do Centro de Educação Municipal Professora Tania Regina Garcia.
Pietra tinha sido internada no hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, após os primeiros sintomas. Com a piora do quadro de saúde, ela teve que ser transferida para o hospital Infantil Jeser Amarante Faria, em Joinville, onde ficou na UTI até falecer.
A secretaria de Educação lamentou o falecimento através de uma nota nas redes sociais. “Neste momento de dor, nos solidarizamos com a família, amigos, professores e colegas de classe de Pietra. Que encontrem conforto nas lembranças dos momentos felizes compartilhados. Expressamos nossos mais sinceros sentimentos e desejamos força e resignação a todos os que compartilham da tristeza dessa perda irreparável”, dizia a nota.
A meningite bacteriana ocorre quando a bactéria gera uma inflamação nas meninges, as membranas que envolvem a medula espinhal e o cérebro. Os sintomas da doença são náuseas, vômito, confusão mental e mal-estar. A transmissão da meningite bacteriana pode ocorrer por meio de gotículas e secreções do nariz e da garganta expelidas durante a fala, espirro ou tosse.
12 mortes em 2024
Segundo o último boletim da Vigilância Epidemiológica (Dive) entre janeiro e março deste ano foram confirmados 121 casos de meningite em Santa Catarina, sendo a maioria viral, com 12 mortes pela doença. Balneário Camboriú, Itajaí e Itapema registraram uma morte cada pela doença.
Existem vacinas disponíveis no Calendário Básico de Vacinação que garantem proteção para as crianças contra a meningites por tuberculose, meningite pneumocócica, meningite meningocócica e meningite por hemófilos. A aplicação da imunização acontece nos postos de saúde municipais que possuem sala de vacinação.
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.