Vereadores de Itajaí, BC e região fazem troca-troca de partidos
Janela partidária encerrou com “show de infidelidades”. Jorginho abona filiação de três vereadores em BC
Juvan Neto [editores@diarinho.com.br]
Jorginho abona filiação de quatro vereadores em Balneário Piçarras
Juninho Leite, atual presidente da Câmara de Penha: do Cidadania para o Podemos / Victor Miranda
João Costa, o Barriga, saiu do Cidadania e foi para o PL de Penha / Victor Miranda
Omar Tomallih, de Balneário, desembarcou do Podemos e assinou com União Brasil / Divulgação
Sol Dapper (à direita), de Navegantes, reforça tropa de choque de Liba no PSD / Divulgação
Em Itajaí, Marcelo Werner, ex-PSC, viu a chance de se aliar a Edir Macedo / Divulgação
Adriana Macarini, de Navegantes, teve ficha abonada por Amin e trocou PL por PP / Divulgação
Adriano Klawa, de Itajaí, entra no Republicanos / Divulgação
Levi Freitas deixa o Republicanos sem vereador em Barra Velha / Divulgação
Amin abonou retorno de Italiano, de Penha, ao PP / Divulgação.
Ferrão, o "Senhor dos Anéis" de Penha, deixou o Podemos / Divulgação
Cristiano dos Santos saiu do PL e pode encorpar a oposição, agora no PSD / Divulgação
Em guerra com a deputada Paulinha, Thiago Morastoni diz que vai tentar impedir que o "Podemos vire uma legenda de aluguel"
(foto: divulgação)
O fim da janela partidária na última semana marcou um troca-troca de partidos entre os vereadores da região. Tudo pra acomodar os planos para as eleições municipais de outubro.
Itajaí foi a cidade da região com o maior número de vereadores "puladores de galho em galho". Os partidos locais que mais somaram novos ingressos foram o Republicanos e o PSD, com quatro ...
Itajaí foi a cidade da região com o maior número de vereadores "puladores de galho em galho". Os partidos locais que mais somaram novos ingressos foram o Republicanos e o PSD, com quatro e três vereadores, respectivamente. Marcelo Werner (ex-PSC), Beto Cunha (ex-PSDB), Chris Stuart (ex-PSC) e Adriano Klawa (União Brasil) foram todos para o Republicanos.
Já o PSD filiou Osmar Teixeira (ex-Solidariedade), lançado pré-candidato a prefeito, Odivan Linhares Mamão (ex-PSB) e Otto Quintino Júnior, que estava sem partido.
Thiago Morastoni desiste de candidatura em 2024
O vereador licenciado, secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Itajaí e atual presidente do Podemos de Itajaí, Thiago Morastoni, não vai concorrer ao quarto mandato de vereador este ano. O anúncio foi feito na manhã de segunda-feira. Ao DARINHO, Thiago disse que após seis eleições e três mandatos consecutivos de vereador, decidiu não ser candidato em 2024. “Liderarei o processo de formação do novo governo. Como não serei candidato, não tinha porque deixar o Podemos (mesmo tendo sofrido um golpe) e abdicar da 1ª suplência de deputado estadual. Permaneço no Podemos, sou o 1° suplente de deputado estadual, e vou brigar política e judicialmente para desfazer o golpe que o Podemos de Itajaí sofreu e trazer o partido para nosso projeto majoritário”, avisou Thiago.
Através do DIARINHO, Thiago soube na semana passada que a presidente estadual do Podemos, a deputada Paulinha da Silva, quer fazer uma intervenção no diretório itajaiense pra tirar Thiago do comando. Conforme o anunciado, a partir desta semana Paulinha assumiria o Podemos de Itajaí. Thiago promete buscar medidas legais para evitar a intervenção na executiva municipal.
Paulinha negocia uma coligação fora do projeto do MDB. A deputada quer fechar apoio ao PSD do pré-candidato à prefeitura de Itajaí, Osmar Teixeira.
Já Thiago defende que o Podemos tem um compromisso firmado com o MDB e que o partido faz parte da base de apoio do governo Volnei Morastoni até o fim do ano. “Estou triste em ver que o Podemos corre o risco de correr como um apêndice, uma legenda de aluguel em Santa Catarina. Só que enquanto eu for presidente não haverá coligação com o PSD”, afirmou.
MUDANÇAS NAS CÂMARAS
Vereador
Saiu
Entrou
• Itajaí
Adriano Klawa
União Brasil
Republicanos
Beto Cunha
PSDB
Republicanos
Chris Stuart
PSC
Republicanos
Marcelo Werner
PSC
Republicanos
Odivan Linhares (Mamão)
PSB
PSD
Otto Quintino Jr.
Sem partido
PSD
Osmar Teixeira
Solidariedade
PSD
• Navegantes
Antônio Carlos Uller (Toninho)
Patriota
PL
Adriana Macarini
PL
PP
Gabriel dos Anjos
PSC
Podemos
Sorilei Dapper
União Brasil
PSD
Jassanan Ramos
MDB
PSD
• Balneário Camboriú
Arlindo Cruz
PSD
PL
Anderson Santos
Podemos
PL
Cristiano dos Santos
PL
PSD
Kaká Fernandes
Podemos
PL
Omar Tomalih
Podemos
União Brasil
Em Balneário, o PL filia mais três vereadores
Em Balneário Camboriú, o término do período de trocas de legendas partidárias foi marcado por cinco parlamentares em novas legendas – troca-troca que fortaleceu a oposição, que ganhou um nome. A maior perda ficou mesmo com o Podemos, com três cadeiras a menos – apenas Marcos Augusto Kurtz ficou na legenda.
No saldo dos ingressos em novos partidos, Arlindo Cruz deixou o PSD, e Anderson Santos o Podemos, migrando ambos para o PL, assim como Kaká Fernandes, que era Podemos e assinou também com o PL. Outra perda para o Podemos foi Omar Tomalih, que assinou com o União Brasil (UB). Já Cristiano dos Santos fez o caminho inverso de Arlindo: saiu do PL e foi para o PSD.
Na correlação de forças, entretanto, os novos vereadores do PL já são governistas, ou seja, o quadro de votos do prefeito Fabrício Oliveira (PL) ficaria igual no troca-troca. Mas a saída de Cristiano agregou um voto à oposição, que agora já fala em ter o número suficiente para instalar a comissão parlamentar de inquérito de supostas irregularidades na Emasa, autarquia da água e esgoto.
Há bastidores indicando que outros parlamentares também teriam migrado de sigla, mas outros nomes ainda não foram confirmados. A câmara de vereadores deve oficializar as trocas em breve.
Em Navegantes, partido do Liba soma mais dois
Ccinco vereadores estão estreando novas legendas, e o PSD, partido do prefeito Libardoni Fronza, o Liba, foi o que somou mais, filiando Sorilei Dapper, a Sol, que desembarcou do União Brasil junto de Liba, e Jassanan Ramos, que migrou do MDB para o grupo governista.
O PL perdeu um e ganhou um parlamentar. Adriana Macarini saiu do partido bolsonarista e está agora no PP; Toninho Uller saiu do Patriota e entrou no PL. Já Gabriel dos Anjos migrou do PSC e entrou no Podemos, a convite da deputada Paulinha, fortalecendo o partido com a adesão do médico, secretário de Saúde local e coordenador do curso de Medicina da Univali, Pablo Sebastian Velho – cotado como pré-candidato a vice-prefeito na chapa de Liba à reeleição.
Cidadania perde duas cadeiras e volta à estaca zero em Penha
Os bastidores da câmara de vereadores de Penha registraram o maior troca-troca de partidos da história do legislativo local, com cinco dos atuais 11 vereadores aproveitando a janela de desfiliação partidária e ingressando em novas legendas.
O partido que mais perdeu nesta troca foi o Cidadania, sigla que surpreendeu em 2020 ao eleger dois vereadores. Juninho Leite, atual presidente da câmara, e João Costa, o Barriga, desembarcaram da legenda que agora fica sem representação na casa de leis.
Juninho Leite migrou para o Podemos e Barriga confirmou filiação no PL. O Podemos, que tinha uma cadeira com Luiz Fernando Vailatti, o Ferrão, a perdeu – Ferrão vai para o União Brasil.
O vereador Everaldo Dal Pozzo, o Italiano, é outro que também optou por trocar de legenda. Ele saiu do PL e confirmou a entrada no Progressistas, o PP.
Mário Dionísio Moser, o Mario Marquett, desembarcou do União Brasil e foi para o PL. No saldo o PL, mesmo perdendo a cadeira de Italiano, ganhou Barriga e Marquett. O PP, que não tinha cadeira no legislativo, somou agora com Italiano. O Podemos manteve a vaga.
Mudanças em Piçarras e Barra Velha
Em Balneário Piçarras houve quatro trocas partidárias e num esforço de articulação do bolsonarismo local, todos estes vereadores migraram para o PL, que não tinha representantes.
Maikon Rodrigues, Domingos Inácio, Roberto Florindo e o presidente do legislativo, Ademar Galo, desembarcaram, respectivamente, do PSDB, PP e PSD. O PP e o PSD acabaram ficando sem cadeira no legislativo.
Em Barra Velha, o MDB perdeu uma cadeira e o Republicanos mais uma, com a saída de Marciel Berlin do MDB para o Progressistas, e Levi Freitas, único parlamentar republicano, indo para o Podemos, que não tinha cadeira no legislativo.
MUDANÇAS NAS CÂMARAS
VEREADOR
SAIU
ENTROU
•Balneário Piçarras
Ademar Galo
PSD
PL
Domingos Inácio
PP
PL
Maikon Rodrigues
PSDB
PL
Roberto Florindo
PSD
PL
• Barra Velha
Levi Freitas
Republicanos
Podemos
Marciel Berlin
MDB
Progressistas
• Penha
Everaldo Dal Pozzo
PL
PP
João Costa (Barriga)
Cidadania
PL
Juninho Leite
Cidadania
Podemos
Luiz Fernando (Ferrão)
Podemos
União Brasil
Mario Marquett
União Brasil
PL
Eleitor tem 30 dias pra regularizar o título e conseguir votar em 2024
Com as eleições municipais acontecendo este ano, os eleitores que precisam regularizar ou transferir o título têm até o dia 8 de maio para fazer isso junto à justiça eleitoral. O mesmo prazo vale para quem vai tirar o documento pela primeira vez.
Os novos eleitores vão precisar agendar um horário no atendimento presencial para realizar a emissão do título. Já quem vai só regularizar ou pedir transferência, e já tem o cadastro da biometria, pode fazer as alterações on-line. Contudo, se a biometria não estiver cadastrada, também é preciso ir ao atendimento presencial.
Para fazer a transferência de domicílio eleitoral, o eleitor deve acessar a plataforma Título Net, no site do Tribunal Superior Eleitoral. É necessário enviar fotos do comprovante de residência e documento de identificação, assim como uma selfie, para que o processo seja feito com sucesso. O novo título fica disponível apenas pelo aplicativo do e-Título.
Essas solicitações devem ser feitas até o dia 8 de maio. Depois as novas alterações só vão poder ser feitas a partir de novembro, quando a escolha de vereadores e prefeitos for encerrada.
Rudis Cabral se filia ao Democracia Cristã em BC
O ex-vereador e ex-vice-prefeito de BC, Rudis Cabral, de 70 anos, se filiou ao Partido Democracia Cristã, de Balneário Camboriú, no final de semana.
Segundo Luiz Maraschin, presidente do DC no município, Rudis Cabral é uma figura respeitada e admirada em BC, e sua presença na política contribuirá para a construção de um ambiente mais dinâmico. “O Partido Democracia Cristã de Balneário Camboriú recebe Rudis de braços abertos e aguarda com entusiasmo a oportunidade de trabalhar em conjunto para o progresso e bem-estar de nossa cidade”, disse Maraschin.
Rudis Cabral é de família tradicional dos bairros Nova Esperança e Barra. Além de ex-vereador, ele foi vice-prefeito com Leonel Pavan e compôs chapa com Edson Periquito contra Rubens Spernau e Bola Pereira na eleição de 2004.
Outra filiação do DC foi a do advogado Richard Olivette, que é pré-candidato a vereador e tem atuação no meio jurídico e social de BC.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.