O outono catarinense será de temperaturas mais altas em Santa Catarina. A expectativa também é de uma estação menos chuvosa.
Segundo informações da Defesa Civil, a previsão é de que o mês de abril tenha temperaturas acima da média e diminuição das chuvas comparado aos meses anteriores. Segundo dados históricos ...
Segundo informações da Defesa Civil, a previsão é de que o mês de abril tenha temperaturas acima da média e diminuição das chuvas comparado aos meses anteriores. Segundo dados históricos, para abril, maio e junho, a média é de 18/27°C, 15/24°C e 13/22°C. Neste ano, janeiro apresentou uma temperatura abaixo da média histórica de cerca de -0,7°C, enquanto fevereiro e março apresentaram temperaturas acima da média em +0,6°C e +0,5°, respectivamente.
Com a chegada do inverno, a expectativa é que a queda do volume de chuva seja ainda maior a partir de junho, com valores próximos ou abaixo de 100 mm, principalmente nas áreas litorâneas da Grande Florianópolis até o Litoral Sul.
“Outra característica da neutralidade é maior variação no tempo e espaço, ou seja, vários dias sem chuva e concentrada num dado momento. Neste ano, tivemos chuva acima da média em janeiro e abaixo da média em fevereiro e março”, explica o meteorologista Sergey Araújo.
Em relação às temperaturas, a previsão é de grandes amplitudes térmicas durante abril e maio, panorama comum para a estação. Apesar da previsão de um outono mais quente, as temperaturas devem ficar abaixo das marcadas no verão, com manhãs mais frias e tardes mais amenas.
A partir de julho, quem entra em cena é a La Niña, fenômeno em que as águas próximas à costa da América do Sul se resfriam, o que baixa as temperaturas para o terceiro trimestre deste ano.