ITAJAÍ
Exposição no Museu Histórico homenageia Agê Pinheiro
16º Salão Nacional de Artes traz sala especial com obras do artista, historiador e professor itajaiense
João Batista [editores@diarinho.com.br]

O artista plástico, historiador e professor Agê Pinheiro, falecido em 2023, é homenageado no 16º Salão Nacional de Artes de Itajaí (Snai) com uma Sala Especial anexa ao Museu Histórico de Itajaí. A exposição com as obras do artista abriu na sexta-feira e seguirá aberta à visitação pública e gratuita de terça a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h às 13h.
Agê usou a técnica mista na produção dos trabalhos expostos, tinta acrílica com técnicas de relevo, nanquim e materiais diversos. Além disso, seu trabalho coloca em destaque tradições folclóricas, o contexto cultural da cidade e cenas do cotidiano. Sua obra “Latitude”, de 1996, compõe a mostra e também está no Projeto Destaque do Mês, do Museu Histórico.
Continua depois da publicidade
“Agê Pinheiro perpetuou em traços, formas e cores o atento olhar do historiador e do artista. Em suas obras, o nanquim sutilmente delineado em conchas clama pela conservação do patrimônio histórico e cultural de Itajaí. Em poéticas metáforas, pipas/peixes, corpos e barcos que permeiam suas obras percorrem multicoloridas e soltas, tortuosos rios, na sua constante inquietação criativa”, afirma Lúcia Mendes, uma das idealizadoras do Salão de Artes.
Continua depois da publicidade
Com vasta produção artística, Agê participou de diversas exposições coletivas e individuais, e teve 11 premiações em salões de arte. Ele esteve em várias edições do Salão Nacional de Artes de Itajaí, atuou como curador na 6ª edição e teve seu reconhecimento popular na 7ª edição do evento. O artista também integrou o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, foi superintendente da Fundação Cultural de Itajaí e diretor do Museu Histórico de Itajaí.
Salão Nacional de Artes
O 16º Salão Nacional de Artes abriu na sexta-feira na Casa da Cultura Dide Brandão e segue aberto até 13 de abril em espaços culturais da cidade. Serão diversas atividades gratuitas ao longo de um mês, pensadas para públicos distintos, artistas e comunidade em geral.
Haverá exposição com trabalhos de artistas de diferentes regiões do Brasil, oficinas, rodas de conversa, fórum, formação para docentes e mediações educativas. Nesta segunda-feira, o evento abre uma exposição na Galeria de Artes da Univali e tem uma roda de conversa sobre a história dos salões de arte de Itajaí no sábado, no salão nobre do Museu Histórico.
PROGRAMAÇÃO SALÃO NACIONAL DE ARTES
• 18 de março
Continua depois da publicidade
Segunda-feira
Das 17h30 às 20h
Abertura da exposição na Galeria de Artes da Univali
Local: Univali, Campus Itajaí - Rua Uruguai, nº 458, Centro
Continua depois da publicidade
• 23 de março
Sábado
Das 15h às 18h
Roda de conversa: Panorama histórico dos Salões de Arte de Itajaí, com artistas e coordenadoras itajaienses
Local: Salão Nobre do Museu Histórico de Itajaí - Rua Hercílio Luz, nº 681, Centro
Continua depois da publicidade
• 27 de março
Quarta
Das 9h às 12h
Formação para professores de Artes de Itajaí, com Mônica Hoff
Local: Biblioteca Pública Silveira Júnior
• 6 de abril
Sábado
Das 10h às 12h
Mesa de convidadas: com Agrippina Manhattan, Débora Pazetto e Luciara Ribeiro
Local: Salão Nobre do Museu Histórico de Itajaí - Rua Hercílio Luz, nº 681, Centro
Das 17h às 19h
Conversa: Manutenção da praça das lésbicas, por Romy Huber
Local: Rua Hercílio Luz, 10, Centro
• 12 de abril
Sexta-feira
Das 19h às 22h
Fórum de Artes Visuais de Itajaí, com mediação de Daniele Zacarão
Local: Casa da Cultura Dide Brandão - Rua Hercílio Luz, nº 655, Centro
• 13 de abril
Sábado
Das 9h às 15h
Feira de artes visuais
Local: Praça Arno Bauer - Rua Gil Stein Ferreira, 246 - Centro
Sala Especial |
Museu Histórico de Itajaí (Rua Hercílio Luz, 681, centro) Terça a sexta-feira das 8h30 às 18h30, e sábado das 9h às 13h Visitação gratuita |