ITAJAÍ
Exposição no Museu Histórico homenageia Agê Pinheiro
16º Salão Nacional de Artes traz sala especial com obras do artista, historiador e professor itajaiense
João Batista [editores@diarinho.com.br]
O artista plástico, historiador e professor Agê Pinheiro, falecido em 2023, é homenageado no 16º Salão Nacional de Artes de Itajaí (Snai) com uma Sala Especial anexa ao Museu Histórico de Itajaí. A exposição com as obras do artista abriu na sexta-feira e seguirá aberta à visitação pública e gratuita de terça a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h às 13h.
Agê usou a técnica mista na produção dos trabalhos expostos, tinta acrílica com técnicas de relevo, nanquim e materiais diversos. Além disso, seu trabalho coloca em destaque tradições folclóricas, o contexto cultural da cidade e cenas do cotidiano. Sua obra “Latitude”, de 1996, compõe a mostra e também está no Projeto Destaque do Mês, do Museu Histórico.
“Agê Pinheiro perpetuou em traços, formas e cores o atento olhar do historiador e do artista. Em suas obras, o nanquim sutilmente delineado em conchas clama pela conservação do patrimônio histórico e cultural de Itajaí. Em poéticas metáforas, pipas/peixes, corpos e barcos que permeiam suas obras percorrem multicoloridas e soltas, tortuosos rios, na sua constante inquietação criativa”, afirma Lúcia Mendes, uma das idealizadoras do Salão de Artes.
Com vasta produção artística, Agê participou de diversas exposições coletivas e individuais, e teve 11 premiações em salões de arte. Ele esteve em várias edições do Salão Nacional de Artes de Itajaí, atuou como curador na 6ª edição e teve seu reconhecimento popular na 7ª edição do evento. O artista também integrou o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, foi superintendente da Fundação Cultural de Itajaí e diretor do Museu Histórico de Itajaí.
Salão Nacional de Artes
O 16º Salão Nacional de Artes abriu na sexta-feira na Casa da Cultura Dide Brandão e segue aberto até 13 de abril em espaços culturais da cidade. Serão diversas atividades gratuitas ao longo de um mês, pensadas para públicos distintos, artistas e comunidade em geral.
Haverá exposição com trabalhos de artistas de diferentes regiões do Brasil, oficinas, rodas de conversa, fórum, formação para docentes e mediações educativas. Nesta segunda-feira, o evento abre uma exposição na Galeria de Artes da Univali e tem uma roda de conversa sobre a história dos salões de arte de Itajaí no sábado, no salão nobre do Museu Histórico.
PROGRAMAÇÃO SALÃO NACIONAL DE ARTES
• 18 de março
Segunda-feira
Das 17h30 às 20h
Abertura da exposição na Galeria de Artes da Univali
Local: Univali, Campus Itajaí - Rua Uruguai, nº 458, Centro
• 23 de março
Sábado
Das 15h às 18h
Roda de conversa: Panorama histórico dos Salões de Arte de Itajaí, com artistas e coordenadoras itajaienses
Local: Salão Nobre do Museu Histórico de Itajaí - Rua Hercílio Luz, nº 681, Centro
• 27 de março
Quarta
Das 9h às 12h
Formação para professores de Artes de Itajaí, com Mônica Hoff
Local: Biblioteca Pública Silveira Júnior
• 6 de abril
Sábado
Das 10h às 12h
Mesa de convidadas: com Agrippina Manhattan, Débora Pazetto e Luciara Ribeiro
Local: Salão Nobre do Museu Histórico de Itajaí - Rua Hercílio Luz, nº 681, Centro
Das 17h às 19h
Conversa: Manutenção da praça das lésbicas, por Romy Huber
Local: Rua Hercílio Luz, 10, Centro
• 12 de abril
Sexta-feira
Das 19h às 22h
Fórum de Artes Visuais de Itajaí, com mediação de Daniele Zacarão
Local: Casa da Cultura Dide Brandão - Rua Hercílio Luz, nº 655, Centro
• 13 de abril
Sábado
Das 9h às 15h
Feira de artes visuais
Local: Praça Arno Bauer - Rua Gil Stein Ferreira, 246 - Centro