ALAGAMENTOS
Choveu quase 40mm só nesta quinta em BC; defesa Civil alerta para alagamentos em Itajaí
Camboriú também teve ruas alagadas no início da noite de quinta
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]





A Defesa Civil de Balneário Camboriú registrou 36 mm de chuva em cerca de seis horas nesta quinta-feira. O último pé d' água caiu por volta das 18h30 e alagou várias ruas dos bairros das Nações e dos Estados, como nos arredores do Balneário Shopping e atrás da câmara de vereadores.
Por volta das 19h, segundo a Defesa Civil, somente o cruzamento da rua Acre com a avenida Santa Catarina, no bairro dos Estados, permanecia interditado por conta dos alagamentos.
Continua depois da publicidade
Já em Camboriú, pontos de alagamentos foram registrados na rua Monte Acarai esquina com a rua Frade Macaé, na esquina da avenida Brasília com rua Bagda, e também os cruzamentos das avenidas Jesuino e Brasília.
Como as chuvas devem continuar até o próximo domingo, os moradores de áreas de risco, como encostas e regiões ribeirinhas, estão orientados a acionar o número 199. Em caso de emergência, ligue: 190 para Polícia Militar; 193 para Corpo de Bombeiros; 156 para o Resgate Social; e 199 para a Defesa Civil, Guarda Municipal e Agentes de Trânsito.
Continua depois da publicidade
Alagamentos na madrugada
A Defesa Civil de Itajaí alerta os moradores de áreas mais baixas e ribeirinhas da cidade para a possibilidade de inundações graduais a partir da madrugada de sexta-feira. Podem sofrer com alagamento regiões como Bambuzal, Cidade Nova, Dom Bosco, São Judas e São Vicente – regiões impactadas pelo rio Itajaí-mirim.
O risco é alto devido ao grande volume de chuva registrado na bacia do rio Itajaí-Mirim, que provocou a elevação do nível do rio em Brusque, associado à maré astronômica prevista para ocorrer entre 3h e 5h e entre 11h e 14h. O nível do Itajaí-Mirim chegou a 5,20 m às 18h desta quinta, porém a previsão é que atinja 7,80 m às 21h30.
Já o rio Itajaí-açu registrou elevação, segue sendo monitorado pela Defesa Civil, mas por enquanto não há risco de alagamentos nas regiões ribeirinhas por conta dele.
Vai chover
Até domingo há risco de temporais, vento forte, alagamentos, enxurradas, deslizamentos e inundações. No período, são esperados acumulados de chuva entre 120 a 180 milímetros no Alto Vale do Itajaí e de 100 a 150 milímetros entre o Médio e Baixo Vale do Itajaí. Para o Litoral Norte e a região de Itajaí, os acumulados esperados variam de 50 a 80 milímetros podendo superar estes valores em algumas localidades.