A obra do novo decantador em construção na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Nova Esperança, em Balneário Camboriú, está caminhando. A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) chegou a quase metade da conclusão da obra, com a colocação da camada de concreto não estrutural que ocorreu na quarta-feira.
Segundo o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber, quando entrar em operação, o novo decantador trará mais eficiência no tratamento do esgoto. “Além dele, estamos com estudos para ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
Segundo o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber, quando entrar em operação, o novo decantador trará mais eficiência no tratamento do esgoto. “Além dele, estamos com estudos para a recuperação do decantador número 03, que apresentou problemas estruturais”, informou.
Quando as obras estiverem prontas, a ETE terá quatro decantadores em operação. “Atualmente, a operação está com média de 65% de eficácia no efluente tratado e opera com dois decantadores”, explicou o diretor da Emasa.
A previsão é para conclusão da obra até outubro. Finalizada essa parte, entra a fase eletromecânica, com a instalação do chamado raspador de lodo, que é uma estrutura metálica no centro do decantador.
Entenda
A estrutura com concreto não estrutural, que fica em cima da base de brita, antecede o lançamento das estruturas de ferragem da laje de fundo do decantador. Serão 60 metros cúbicos de concreto não estrutural.
Em cima desta camada será montada uma nova estrutura de ferro para a concretagem definitiva da laje de fundo, que terá uma espessura de 40 centímetros. Só nesta etapa será lançado o volume de 440 metros cúbicos de concreto.
As 54,6 toneladas de ferragens já estão na obra, cortadas e dobradas, sendo que, do total, seis toneladas serão armadas na estrutura do centro do decantador.