Mesmo antes de começar a funcionar, o novo estacionamento rotativo de Itajaí está gerando dúvidas aos usuários. Um motorista questiona o fato do novo sistema não garantir a gratuidade de vagas para carros de Pessoas Com Deficiência (PCDs) e idosos.
A queixa veio de um porteiro de 36 anos. Ele entrou em contato com a empresa Vago, responsável pelo sistema, que disse não haver vagas previstas de PCD ou para idosos no centro de Itajaí ...
A queixa veio de um porteiro de 36 anos. Ele entrou em contato com a empresa Vago, responsável pelo sistema, que disse não haver vagas previstas de PCD ou para idosos no centro de Itajaí.
A preocupação é porque ele tem um filho com deficiência, que faz terapia duas vezes por semana na avenida Marcos Konder, no centro da cidade, onde teria que arcar com o valor do parquímetro.
Segundo narra o porteiro, na época do estacionamento com a Estapar, não havia cobrança para PCDs ou idosos. “Na época da Estapar, quando faltavam vagas de PCD, você também podia estacionar em outras vagas com o cartão PCD e não era cobrado”, explicou.
A prefeitura de Itajaí esclareceu ao DIARINHO que as vagas dos parquímetros não são gerenciadas pela empresa Vago, mas pelo próprio município. A prefeitura confirmou que haverá gratuidade para as pessoas com deficiência (PCD) e idosos. Serão 54 vagas preferenciais para PCDs e 91 para idosos no centro de Itajaí, divididas em 40 ruas.
Segundo a legislação federal, regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), 5% das vagas dos estacionamentos regulamentados devem ser destinadas a idosos e 2% para pessoas com deficiência.
Últimos ajustes
As secretarias de Urbanismo e Habitação e Segurança Pública informaram que ainda não há data para iniciar a cobrança dos parquímetros. O retorno da zona azul já foi adiado três vezes desde o final do ano passado por conta das chuvas que impediram a finalização da instalação dos equipamentos e sinalização.
A prefeitura alega que está trabalhando para finalizar os ajustes para o funcionamento do estacionamento rotativo na cidade. Com a retomada do serviço, Itajaí contará com 2300 vagas no setor azul, no centro, nesta primeira etapa. Na segunda fase, serão mais de 2400 vagas do setor verde nos bairros.