ESTACIONAMENTO EM ITAJAÍ
Início da cobrança do parquímetro é adiado novamente
Prefeitura culpou "a chuva" e não tem data pro início do serviço
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
A prefeitura de Itajaí não conseguiu cumprir a data divulgada para colocar em funcionamento o novo sistema de estacionamento rotativo: quarta-feira, dia 15 de fevereiro. O atraso, justifica o município, foi provocado pelas chuvas de janeiro que atrapalharam a instalação das máquinas, placas, a sinalização e as demarcações das vagas.
Até a noite de terça-feira, a prefeitura não tinha informações sobre uma nova previsão do início do serviço. O primeiro prazo foi antes da temporada de verão, depois o início foi alterado para 9 de fevereiro, depois 15 de fevereiro, e agora não tem mais previsão.
A retomada do serviço é uma reivindicação da comunidade e dos lojistas após dois anos sem estacionamento rotativo. Itajaí contará 2300 vagas no setor azul, no centro, nesta primeira etapa. Na segunda fase, serão mais de 2400 vagas do setor verde nos bairros.
Com o novo modelo, a prefeitura administrará diretamente o serviço. A empresa contratada faz a locação e manutenção dos equipamentos de controle e fiscalização das vagas.
A fiscalização do estacionamento será feita pelos agentes de trânsito da Codetran e pelos guardas municipais. Os servidores terão auxílio do sistema eletrônico de leitura de placas e de vagas georreferenciadas por aplicativo. Todo o dinheiro arrecadado será revertido em melhorias no trânsito da cidade.
O serviço estará disponível em aplicativos para smartphones, máquinas de pagamento, estabelecimentos comerciais e 63 parquímetros nesta primeira etapa. Para pagamento, serão aceitos o cartão recarregável, os cartões de crédito e débito, dinheiro, moedas e Pix. O valor do rotativo será de R$ 3 a hora.