Balneário
Orla será monitorada por Inteligência Artificial
Projeto prevê a instalação de equipamentos de última geração
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O projeto de reurbanização da orla de Balneário Camboriú, iniciado com o alargamento da faixa de areia de 20 para 70 metros em toda a extensão da praia central [e investimentos de mais de R$ 92 milhões], também vai contar com reurbanização, paisagismo e com ampla modernização do sistema de segurança. Embora a Secretaria de Segurança da cidade não informe detalhes, segundo informações extra-oficiais o novo projeto prevê a instalação de 300 câmeras com IA [somados os equipamentos de todas as forças de segurança], além das câmeras do programa Orla Segura, interligadas a uma central de monitoramento de última geração.
Entre as ações previstas estão o aumento no cercamento digital, a manutenção dos totens fixos de vídeo-monitoramento e câmeras móveis instaladas em postes e no alto de edifícios. O prefeito Fabrício Oliveira (Podemos) analisa projetos de diversas empresas e avalia também uma tecnologia israelense de ultima geração, que pode ser adequada à realidade de Balneário Camboriú.
“Nosso objetivo, com os pesados investimentos em tecnologia e IA, e com os acordos de cooperação que estamos implementando, é aumentar a segurança do município. Número de equipamentos, sistema operacional e outros detalhes técnicos são informações estratégicas e não vamos dar publicidade a isso”, acrescenta o secretário Antônio Gabriel Castanheira Júnior.