Nossa gente
Sobrenomes do passado que fizeram história
Famílias que foram determinantes na fundação da cidade
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Itajaí é formada de gente com histórias, costumes, tradições. E muitas delas chegaram antes mesmo da emancipação política e administrativa. São sobrenomes que se mantêm vivos há praticamente dois séculos, contribuindo para o desenvolvimento e marcando a rica trajetória da cidade. Afinal, somos as realizações de pessoas que deixaram, deixam e deixarão marcas indeléveis para seus filhos.
O sobrenome d’Ávila chegou ainda no tempo da “Itajahy” vila. Segundo relata o pesquisador e historiador Edison d’Ávila, a tradição da família se originou na Espanha, de um casal de judeus convertidos ao cristianismo. “Os d´Ávila migraram para a América do Sul, provavelmente passando antes pelos Açores, pois chegaram à Santa Catarina na segunda metade do século XVIII, com os casais açorianos. Aqui se estabeleceram em 1850, na região da Fazenda, e se ocupavam com comércio e serviços no porto”. A família cresceu e hoje os d’Ávila ganham destaque em diversos segmentos da sociedade, com ênfase na educação, na saúde e, claro, no setor portuário.
Continua depois da publicidade
O médico e presidente da Unimed Litoral, Umberto João d’Ávila, conta sobre a união das famílias d’Ávila e Coelho - com o casamento de seus avós Manoel Francisco Coelho e Zelinda Lunardeli Coelho. O casal participou da ocupação do bairro São Vicente. O casal dá nome a ruas, ao salão paroquial e ao posto de saúde do bairro. Eles doaram terras para a construção da igreja católica do bairro São Vicente. Coincidência ou não, os terrenos que abrigam a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, a casa e o salão paroquial, esses no centro de Itajaí, foram doados por José ‘Coelho’ da Rocha.
No entanto, além destes, outros sobrenomes ganharam importância na fundação e no desenvolvimento de Itajaí. A escritora e memorialista Marlene Dalva da Silva Rothbarth traz um completo apanhado nos dois volumes da obra “Famílias de Itajaí – Mais de um Século de História”. Ela resgata a história de 35 importantes famílias na composição da sociedade itajaiense. E muitas delas estão presentes há mais de 161 anos, e entre estas estão os sobrenomes Liberato, Reiser, Fontes, Flores, Rodi, que contribuíram e continuam contribuindo para a Itajaí do presente e do futuro.
Continua depois da publicidade