Artigos
Por Artigos -
Centro Integrado (CIS) marcará novos tempos na saúde de Itajaí
Ao fim desta semana estaremos entrando em uma nova fase para a saúde e sociedade itajaiense. A inauguração do Centro Integrado de Saúde neste sábado, localizado na avenida Adolfo Konder, no bairro São Vicente, irá concentrar e trazer celeridade aos serviços prestados pelo município, que hoje ficam espalhados pela cidade, em uma área de sete mil metros quadrados, climatizada e totalmente acessível.
Algo tão aguardado e sonhado por tantos anos se tornar realidade nos faz perceber o quanto nosso governo está indo no caminho certo. Pensar no CIS é pensar não apenas em sua estrutura física e em todos os atendimentos que lá serão prestados. Pensar no Centro Integrado de Saúde é pensar no cidadão itajaiense e nas suas dificuldades diárias, e saber, que com esta inauguração, muitas vidas serão modificadas, e para melhor.
A saúde sempre foi e sempre será uma tarefa desafiadora para qualquer gestão pública. Atender a sua comunidade de forma rápida e eficiente não é um papel simples, mas jamais deixaremos de lutar para isso. E o CIS, não apenas em estrutura física, mas em todo seu contexto, auxiliará a atualizar e principalmente, humanizar a saúde itajaiense.
Falar em uma saúde humanizada é compreender que o atendimento completo ao cidadão não acontece apenas dentro dos consultórios. Humanizar a saúde é trazer um pouco da nossa casa para o nosso trabalho, e para isso, sabemos que poderemos contar no Centro Integrado de Saúde com profissionais competentes e dedicados, que farão do CIS sua segunda casa, atendendo a comunidade como se de sua família fossem. Cada um, se tornando protagonista da sua função, e realizando-a com todo amor que o cidadão merece.
Dentro do CIS, entre os diversos serviços prestados, teremos o Laboratório Municipal, que contará com diversos tipos de exames como: HIV, hepatite, toxoplasmose e tuberculose, e a principal novidade, a demanda de urgência e emergência proveniente do UPA serão também ali atendidas, agilizando os diagnósticos e agregando ainda mais qualidade ao atendimento.
E para finalizar, falar em atendimento é falar no cidadão. Aquele que por anos sofreu com suas dores não amenizadas por falta de acolhimento, filas para exames e profissionais que não cumpriam suas funções. Com o CIS, faremos de tudo para modificar este histórico. A sociedade itajaiense será atendida, amparada e, mesmo que a doença seja de difícil solução, buscaremos amenizar sua dor da melhor maneira possível. Juntos, conseguiremos alcançar um novo patamar na Saúde, para quem sabe, tornar-se em pouco tempo, referência nacional em atendimento. Governo, profissionais da saúde e comunidade, de mãos dadas para um futuro melhor.
* Marcelo Sodré; vice-prefeito e diretor Geral do Semasa