Artigos
Por Artigos -
Com a missão de salvar e proteger a pátria
Empregar o Poder Naval para a defesa da Pátria é a principal missão da Marinha, que executa também algumas atribuições subsidiárias. Orientar e controlar a Marinha Mercante e suas atividades correlatas; prover a segurança da navegação aquaviária, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição hídrica
Atuamos como órgão técnico na água, tanto na formulação e condução de políticas nacionais que digam respeito ao mar, quanto no preparo do nauta para o exercício da atividade marinheira, transmitindo informações indispensáveis para que desenvolvam com segurança a nobre atividade de quem se aventura ao mar, seja a trabalho ou lazer.
Fiscalizamos os documentos da embarcação, habilitação do condutor, equipamentos de segurança e toda atividade na água com ênfase no desenvolvimento de uma mentalidade marítima.
A Marinha em Itajaí atenta aos recentes acidentes com vítimas em nossa região, intensificou a fiscalização dos itens de segurança nas embarcações. E tem orientado para que se façam a correta manutenção de sua embarcação, tenham a bordo o material de salvatagem prescrito pela Delegacia, respeitem a lotação máxima da embarcação, além de manterem a bordo coletes salva-vidas para todos. Também é preciso manter os extintores de incêndio em bom estado e dentro da validade, ao sair informe o seu plano de navegação ao seu Clube ou Marina, conduzir as embarcações com prudência e em velocidade compatível para evitar acidentes, caso faça uso de bebida alcoólica o condutor passe o timão para alguém habilitado, mantenha uma distância mínima de 200 metros das praias e dos banhistas, respeitem a vida, sejam solidários, prestem socorro e não poluam o mar e rios.