Artigos
Por Artigos -
Itajaí 154 anos: parabéns à cidade do futuro
É neste momento que nós voltamos os nossos olhos e pensamento àqueles que, ao longo desses 154 anos, construíram esta grande cidade. Quero, brevemente, agradecer e lembrar a todos do trabalho enfrentado. Vou dizer muito obrigado aos pescadores, que encaram tempestades no mar, em busca do nosso pescado. Juntos de empresários do setor, eles transformaram Itajaí na principal cidade brasileira do peixe.
Quero dizer obrigado às mulheres e homens simples, trabalhadores das salgas, que fazem do nosso peixe belíssimos filés. Devo lembrar também os artesãos que começaram em seus quintais fabricando pequenas embarcações, artistas que fizeram nascer a nossa indústria náutica e naval, hoje reconhecidas em todo Brasil e internacionalmente.
Muito obrigado aos investidores e trabalhadores portuários de todas as categorias. Ao longo do tempo, vocês transformaram o pequeno porto, de 700 metros, no segundo maior complexo de movimentação de contêineres do país. A todos aqueles que dedicaram o melhor de suas vidas, sua juventude, no trabalho árduo de carregar e descarregar cargas pesadas. Braços fortes que fizeram de Itajaí o maior corredor de exportação e importação no comércio internacional.
Eu quero agradecer a todos os alunos e professores, e agora, alunos que viraram professores, pois seus conhecimentos construíram nossas redes municipal, estadual e particular de ensino. Obrigado ao Ifes (instituto Fayal de Ensino Superior) e à nossa gigante de Santa Catarina, Univali (universidade do Vale do Itajaí), ambas muito nos orgulham.
Obrigado ao pessoal da cultura, estes mágicos que cantam, declamam e mexem com nossos sentimentos das formas mais variadas. É um dom de Deus! Obrigado a vocês que têm esse dom e o dividem conosco. Sou eternamente grato a esse povo maravilhoso que acolheu imigrantes como eu, nos transformando em legítimos cidadãos desta terra.
O futuro chega, e nesse paradigma entre os 150 anos que comemoramos e o amanhã que bate à nossa porta é que precisamos nos situar com as nossas obrigações. O povo de Itajaí nos escolheu para comandar este trem fantástico. Sendo assim, não podemos ficar como meros espectadores na janela da locomotiva, vendo a vida passar.
Todos nós, políticos, servidores, homens e mulheres de bem desta pequena pátria, somos condutores do processo de desenvolvimento solidário e firme, rumo ao futuro que Itajaí merece e que o povo almeja. A minha responsabilidade e de cada cidadão itajaiense é agradecer o trabalho daqueles que fizeram esta bela cidade. Temos que tomar nas mãos o nosso destino, com união e amor por Itajaí, trabalhando sério para que o amanhã chegue e que nós sejamos merecedores deste futuro em desenvolvimento, de amor e de solidariedade.
A todos vocês, meus parabéns por estarem e serem itajaienses. Viva Itajaí, tenho dito.
Luiz Carlos Pissetti