Show de Bola
Por Coluna do Jânio Flavio -
Show de Bola
Futebol x resultados
É cultural do futebol brasileiro a necessidade de bons resultados para que a equipe e o técnico mantenham-se por uma boa sequência de jogos. Não basta mostrar bom futebol, tem que ganhar. Por outro lado, os bons resultados muitas vezes amenizam as deficiências e más atuações de um time. É o que acontece com o Marcílio Dias.
Em termos de resultado, ótima campanha até aqui. Comparando o desempenho contra os mesmos adversários, o Marinheiro somou seis pontos a mais que na primeira fase do ano passado. Com sete pontos na tabela deste Estadual, o Rubro-Anil está encaminhando a classificação para o hexagonal. Terá três partidas em casa e duas fora para somar seis ou sete pontos, o que garantiria o clube também na Série D do Brasileiro.
Já o futebol do Marcílio Dias ainda está em dívida. Mais uma vez o Marinheiro não conseguiu apresentar ao torcedor uma atuação segura, que mostre que a equipe pode buscar algo além do seu principal objetivo, a vaga na competição nacional.
Meio-campo
Diante do Atlético de Ibirama, o Marcílio Dias fez um bom primeiro tempo. Com o estreante Néverton no lugar de Schwenck suspenso, Macuglia escalou o time com um 4-4-2, colocando João Neto na lateral direita e Thoni no meio. A mudança fez bem a Athos. Embora não tenha feito a grande atuação que espera-se dele, o camisa 10 participou mais do jogo e ganhou aplausos da maioria dos torcedores ao ser substituído. Com formações e escalações alternadas em quatro partidas, Macuglia ainda não conseguiu definir um padrão de jogo ao time.
Pressão
Quando o zagueiro Mateus Alves, do Atlético, foi expulso no primeiro tempo, o treinador tirou Leanderson do meio e deu mais uma oportunidade a Valério na frente. Com três atacantes e 1 a 0 no placar, a tendência era que o Marcílio Dias pressionasse até chegar ao segundo gol na etapa final. Mas aconteceu o inverso. O Atlético dominou o jogo e pressionou até o último lance, quando já estava com dois atletas a menos. Os visitantes tiveram espaço para criar jogadas e mostraram um time bem organizado, enquanto o Marcílio não conseguiu ser efetivo em contra-ataques que ofereciam-se a todo momento.
Categorias de base
As categorias de base do Marinheiro começam a trabalhar na próxima semana. De segunda a sexta-feira serão feitas peneiras para atletas até 20 anos no estádio Dulcídio Costa, no São Vicente, às 15h. Os interessados já podem se inscrever no estádio Dr. Hercílio Luz. Segundo o diretor da base, Edgard Medeiros, estão definidos os treinadores das duas categorias principais. Antônio Augusto comandará o sub-17, enquanto Mauro Ferreira ficará a frente do sub-20. Vale lembrar que a base do time sub-20 já está treinando com o profissional, com jovens valores como Rodrigo Pita e Meurer, entre outros.