Show de Bola
Por Coluna do Jânio Flavio -
O medo de perder...
tira a vontade de ganhar. Este ditado antigo do futebol define bem a atuação do Marcílio Dias diante do Criciúma no último domingo. O Marinheiro entrou em campo com três volantes e Athos mais aplicado em marcar do que criar jogadas. Com um chute de fora da área de Rafael Pereira, que contou com a colaboração do goleiro Tiago, o Tigre venceu uma partida de baixo nível técnico e jogada em marcha lenta pelos dois times.
Contas
Ao Marcílio restou uma combinação de resultados para chegar ao hexagonal. O Inter não pode vencer o Avaí em Lages ou a Chape precisa bater o JEC em Joinville. É possível? Sim. Mas o Marinheiro precisa jogar muito mais para fazer a sua parte e vencer o Guarani.
Evolução?
O técnico Leandro Campos afirmou após o jogo que ele e o grupo de jogadores sentiram uma evolução no Marcílio Dias. Discordo. Na sua quarta derrota seguida, o Marinheiro enfrentou um fraquíssimo Criciúma e o goleiro Luís não fez uma defesa difícil sequer. Nas derrotas anteriores o Marcílio chegou a criar chances, marcar gols e ter tentos anulados. Se ele se referia a defesa Rubro-Anil, que se portou bem, é verdade, foi muito pouco exigida pelo inoperante ataque do Tigre.
Athos
O camisa 10 segue sendo um dos jogadores mais cobrados. Após a partida disse aos poucos e valentes torcedores que foram a Criciúma: não posso resolver sozinho. Quando Athos conseguia ao lado de Thoni ameaçar o frágil setor esquerdo do Tigre, foi sacado para a entrada de Ronaldo Capixaba. Precisando marcar gols e ao menos empatar, o Marcílio acabou o jogo com dois volantes em campo e só um meia de ligação (Alisson Costa).
Tribunal
A angústia do torcedor marcilista segue hoje no tribunal. A tendência é que o Marcílio seja punido. O Regulamento Geral das competições da FCF deixa claro que no dia seguinte ao seu aniversário de 20 anos, Rodrigo Pita tinha que ser profissionalizado. Os advogados do clube vão se apegar a Lei Pelé para tentar salvar os seis pontos. Se perder, o Marinheiro pode recorrer ainda ao pleno do TJD e depois ao STJD.
Mais julgamento
Athos vai ser julgado por ter discutido com torcedores do Inter após a partida em Lages, mas não deve pegar suspensão. Um torcedor atirou um objeto no atleta e o Colorado da Serra pode perder mando de campo.
Vitória a todo custo
O Marcílio Dias precisa entrar nesta quarta-feira para ganhar o jogo do Guarani de Palhoça a todo custo. Se classificar no campo, o Marinheiro terá motivo para recorrer em caso de revés no tribunal e até paralisar o Campeonato Catarinense enquanto esta questão não é decidida na última instância, o STJD. Independente do resultado desta noite, o jogo de quarta continua importante.