Show de Bola
Por Coluna do Jânio Flavio -
Chance para os garotos
Mauro Ferreira assumiu esta semana a equipe principal do Marcílio Dias e disse à rádio Univali que irá aproveitar garotos da base neste sábado, contra o Guarani, em Palhoça. Vários atletas do sub-20 estiveram no elenco durante todo o Catarinense, mas não receberam nenhuma oportunidade. Foi preciso a chegada de Mauro para que as pratas da casa ganhassem uma chance.
Projeto para 2016
Mais do que dar a oportunidade a alguns atletas, Mauro Ferreira irá aproveitar o jogo para avaliá-los, já que ele será o técnico do sub-20 que disputa o estadual da categoria a partir deste mês. Segundo Ferreira, o projeto do diretor de futebol, Agnaldo Santos, é começar a trabalhar as pratas da casa já pensando em 2016, quando o Marinheiro deve estar na segundona do profissional.
Atualização
Mauro também está no projeto e, se for bem na base, tem tudo para ser mantido no time principal, quem sabe já em uma eventual Copa Santa Catarina neste ano. Fora do futebol há 10 anos, o ex-goleiro e ídolo do Marinheiro sabe que precisa se preparar e planeja fazer estágio em grandes clubes brasileiros. O futebol evoluiu muito neste período e uma atualização de conceitos é fundamental. Mauro tem o Marcílio Dias no sangue e este sentimento já é um grande passo.
De volta às origens
Curiosamente, Ferreira volta ao comando com a proposta de fazer o que já fez em 2004, quando foi o técnico no Campeonato Catarinense. Com a grande maioria de atletas da base, como Rodrigo Couto, Baroni, Leonardo e Juninho, fez uma boa campanha. Um erro de arbitragem o tirou do quadrangular final.
Falta valorização
De 2004 pra cá, quase ninguém da base foi aproveitado no profissional. Pelo contrário, os destaques do juvenil e juniores começaram a sair daqui direto pra Criciúma, Joinville, Atlético-MG. Isso sem falar que jogadores de empresários passaram a ser prioridade ao invés dos garotos da região. A proposta do novo diretor das categorias de base, Edgard Medeiros, é resgatar estes valores locais. Tomara que dê certo!
Saiu a barca
Não foi na Volvo Ocean Race, foi no Marcílio mesmo. A primeira barca de dispensas do elenco que deixou o Marcílio com os dois pés na segunda divisão tem Pablo, Diego Bispo, Murilo, Leanderson, Athos, Néverton, Soares e Franchesco (que nunca foi sequer relacionado). Estes nem vão a Palhoça. O Marcílio precisa golear e torcer para o Avaí vencer bem em Ibirama. O torcedor ainda espera um milagre, mas é muito difícil.