Artigos
Por Artigos -
Um doce britânico
Conhecem o crumbel? Fui apresentada a este doce britânico aqui em Portugal. Logo tivemos muito empatia, primeiro pelo uso abusado de frutos que ele permite, segundo por seus sabores e, por fim, pela liberdade em inventar e adaptar-se ao seu paladar. Consta que surgiu originalmente na Grã-Bretanha, como forma das famílias adaptarem-se ao período de escassez de recursos como a farinha e o açúcar, durante a segunda guerra. Ao longo do tempo ficou muito popular pela sua simplicidade. Pode ser feito com compotas de frutas picadas, o que permite que você escolha as de sua preferência, harmoniza muito bem com cremes, sorvete e nata, pois tem muita crocância. Quanto a crocância, você também pode adaptá-la ao que tem em casa. Podes optar por utilizar bolachas, cookies, aveia, nozes, flocos ou cereais matinais como fiz nesta receita. Acredito que o conceito subjacente ao crumble é exatamente este: inovar e adptar-se ao nosso paladar e aquilo que temos em casa. Enfim, é uma ótima opção para uma sobremesa de domingo, que poderá surpreender e agradar.
MAO NA MASSA
Ingredientes para o Crumble
- 200 g de morangos picados para cozer
- 100 g de morangos picados
- 50 ml de água
- 1 colher de sopa de açúcar mascavo
- 1 pau de canela
- 1 colher de sopa de manteiga para a preparação da fruta
- 1 colher de sopa manteiga
- 3 colheres sopa farinha trigo
- 2 colheres sopa de açúcar branco
- 100 g de cereais sem açúcar (pode substituir por aveia)
- 100 g amêndoas picadas (ou nozes, ou castanhas)
- 60 g uva-passa
- 1 colher de chá de pimenta rosa (opcional)
Ingredientes para o creme de nata
- 200 ml de natas frescas batidas com 2 colheres de açúcar e suco de meio limão (pode usar creme de leite ou iogurte grego)
- 100 g de queijo cremoso (requeijão)
Ingredientes para a calda de morangos
- 100 g de morango picados
- 2 colheres de sopa de açúcar
- Água (somente para cobrir os morangos)
- 50 ml vinho tinto seco
MODO DE PREPARO
Modo de preparo
Em uma panela colocar a manteiga a derreter em fogo brando e juntar os morangos picados. Mexer bem, adicionar o vinho, a água, o pau de canela, a pimenta rosa, deixar ferver por 5 minutos e reservar. Em uma tigela colocar a farinha, o açúcar branco, a manteiga e com os dedos misturar muito bem estes ingredientes. Adicionar à farinha, as amêndoas picadas, o cereal, passas e misturar tudo. Em um aro de empratamento ou em uma tigela, que possa ir ao forno, dispor uma camada dos morangos cozidos, uma camada de morangos frescos picados e uma camada do preparado de farinha e levar ao forno (pré-aquecido 180º C) por 15 minutos. Misturar as natas batidas com o queijo cremoso. Retirar o crumble do forno e dispor o creme de nata por cima do mesmo (ainda morno). Espero que gostem e que adoce seu dias. Mais receitas no meu site: www.rentamonteiro.net.br. Novos saberes, ótimos sabores!