Artigos
Por Artigos -
O sonho e o planejamento
O sonho é o desejo de que algo se realize. Planejamento é o delineamento de como alcançar esse desejo e concretizar a realização. Isso explica porque a maior parte das pessoas não realiza os sonhos idealizados no réveillon. A maior parte das pessoas não ultrapassa o sonho para o planejamento e, não o escrevendo, a possibilidade de fracasso é enorme.
Todo planejamento se inicia com o desejo de realização de algo que a pessoa quer alcançar no futuro, algo que ela idealizou.
Inicialmente se escolhe um objetivo que, uma vez atingido, alcance o sonho. Mas como chegar ao objetivo? Desdobrando-o em metas e ações necessárias e suficientes para alcançá-lo.
Alguns cuidados precisam ser tomados: as metas precisam ser quantificadas, preferencialmente, em tarefa e tempo. Por exemplo, ler 20 livros em seis meses. Quantifica-se a meta em pelo menos dois indicadores para poder acompanhar e avaliar se está indo na direção do objetivo e se o que está sendo feito é suficiente.
Uma vez avaliado, pode-se corrigir o que for preciso. Outro cuidado: as ações precisam ser muito bem definidas, com responsável, calendário, metodologia e recursos necessários para realização da mesma.
Mas esses cuidados são tomados? Geralmente não. As pessoas têm boa vontade, até prometem que vão cumprir o que desejam, mas pouco fazem para manter o foco.
O ano passa e novamente, às vésperas do ano novo, fazem nova reflexão de como foi o ano, fazem críticas do que não fizeram, mal se lembram das promessas do ano anterior e, novamente, listam os novos desejos.
Essa é a grande diferença entre as pessoas que fazem e as que constroem. Ambas podem ter boa vontade e trabalhar muito, mas as que apenas fazem não mantêm o foco, não distinguem o que é importante do que é urgente, vivem apagando incêndios em vez de planejarem para não ter retrabalho e conseguir o máximo de eficiência nos seus projetos.
Mas não é apenas a capacidade de montar um planejamento, ou mesmo de visão do querem, que distingue alguém que constrói de alguém que faz. É uma diferença de personalidade. Mas essa personalidade pode ser aprendida. Procure ajuda caso você queira compreender mais.