Artigos
Por Artigos -
inovAMFRI: um farol de inovação
Paulo Bornhausen, Presidente do Conselho Consultivo do inovAMFRI
Uma região que tem a oportunidade de definir os caminhos para o seu futuro dispõe de chances ímpares de sucesso. É o que já acontece na região da Foz do Rio Itajaí com o projeto inovAMFRI. Diante deste cenário de crescimento adverso, o projeto representa injeção de ânimo e esperança entre os 11 municípios de uma região onde vivem mais de meio milhão de pessoas. O inovAMFRI é uma iniciativa inédita que terá 12 meses para planejar regionalmente ações direcionadas para o desenvolvimento econômico regional, a qualificação de gestão pública dos municípios e a mobilidade urbana regional, todas com o forte viés da inovação.
Fruto da parceria da Associação de Municípios da Região da Foz do Itajaí (AMFRI) uma das mais dinâmicas de Santa Catarina com o governo do Estado, o inovAMFRI dá posse nesta quinta-feira ao seu conselho consultivo. Serão 23 representantes de onze instituições e da sociedade civil, todos eles com notável experiência em suas áreas de atuação. O grupo irá acompanhar a evolução do projeto e monitorar suas ações, orientando o corpo técnico para que os resultados sejam sempre os melhores.
Este é mais um passo importante de uma trajetória que começou em abril de 2015, quando idealizamos e começamos a formatação do inovAMFRI em conjunto com as prefeituras municipais e entidades locais e estaduais. Observamos o que é tendência no conceito de regiões e cidades inteligentes pelo mundo. Firmamos parcerias externas que elevarão o nível do nosso planejamento ao padrão internacional. A partir de agora iniciaremos a execução das ações com empresas reconhecidas nacional e internacionalmente, já contratadas.
Os primeiros resultados serão vistos em 2017, com as ações de qualificação da gestão pública e do turismo regional, e a elaboração de um sistema digital para saúde pública. Até 2020, a região estará sob a influência do Distrito de Inovação e do Centro de Inovação Regional, cujas ocupações serão planejadas pelo inovAMFRI neste ano. E a longo prazo, vamos viver a nova realidade da mobilidade urbana e do transporte coletivo regional de qualidade, com modais de deslocamento intermunicipal mais eficientes apontados pelo inovAMFRI. Este potente farol de inovação iluminará toda a Região da Foz do Rio Itajaí. Irá transformá-la em uma região de classe mundial mirando os primeiros lugares nos rankings de desenvolvimento sustentável, crescimento econômico e qualidade de vida. Sob esta luz, dias melhores virão.