Uma operação movimentou as primeiras horas desta terça-feira em Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema e Penha. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Santa Catarina (FICCO/SC) deflagrou a Operação “É TETRA” para desarticular facções criminosas envolvidas com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
Continua depois da publicidade
Agentes federais e civis bateram à porta de três endereços em Balneário Camboriú, dois em Camboriú, além de imóveis em Itapema e Penha. A ação fez parte de uma ofensiva nacional que cumpriu 35 mandados ...
Agentes federais e civis bateram à porta de três endereços em Balneário Camboriú, dois em Camboriú, além de imóveis em Itapema e Penha. A ação fez parte de uma ofensiva nacional que cumpriu 35 mandados de busca e apreensão em cinco estados, incluindo Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Continua depois da publicidade
A Justiça determinou ainda o sequestro de bens e valores de investigados e empresas ligadas ao esquema, até o limite de R$ 35 milhões. Segundo os investigadores, o grupo movimentava quantias milionárias oriundas do tráfico, escondendo o dinheiro em uma teia de laranjas e negócios de fachada espalhados por várias regiões.
A investigação começou em setembro do ano passado, após a prisão de um condenado da Operação Trinca de Ases, da Polícia Federal. O homem vivia foragido no interior paulista com documentos falsos. Meses depois, em abril, outro suspeito foi flagrado transportando 33 quilos de cocaína, reforçando os indícios de uma rede estruturada para o crime.
Continua depois da publicidade
Com base nas informações levantadas, a FICCO/SC mapeou a atuação de facções que, segundo a polícia, vinham ampliando o poder financeiro em Santa Catarina e em outros estados. A operação desta terça é considerada um passo importante para desmantelar a engrenagem que alimenta o tráfico e sustenta organizações criminosas no país.
Além dos alvos na região da Costa Esmeralda, a operação também cumpriu mandados em Criciúma, Içara, Tubarão, São Francisco do Sul, Campo Alegre e Grande Florianópolis, em Santa Catarina. Fora do estado, houve ações em Porto Alegre (RS), Osasco, Americana, São Roque e São José dos Campos (SP), Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Itaquiraí (MS).