Moradores de Itajaí denunciaram ao DIARINHO a paralisação de obras iniciadas durante a gestão do ex-prefeito Volnei Morastoni (MDB), como o novo acesso à Praia Brava e o parque náutico ao lado da Marina Itajaí. A prefeitura afirma que as intervenções estão suspensas temporariamente por motivos técnicos e judiciais, e que os contratos seguem ativos.
Continua depois da publicidade
Na região da Brava, a bronca é com a obra de ligação da rua cabo PM Antônio Rudolf, que conectaria o bairro à avenida Delfim de Pádua e à rua Luci Canziani, formando um binário importante ...
Na região da Brava, a bronca é com a obra de ligação da rua cabo PM Antônio Rudolf, que conectaria o bairro à avenida Delfim de Pádua e à rua Luci Canziani, formando um binário importante para o trânsito. No local, há materiais de construção largados, mato crescendo e ausência de trabalhadores.
Continua depois da publicidade
Outro ponto questionado é o parque náutico, também anunciado no governo anterior e atualmente sem movimentação.
Obra travada
Continua depois da publicidade
Segundo a prefeitura, a suspensão na Brava foi solicitada pela própria empresa responsável pela obra, por conta de pendências junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC).
A situação gerou bloqueio nos repasses financeiros e, com isso, a execução do serviço ficou inviável. A promessa da administração é retomar os trabalhos assim que o bloqueio for suspenso. A empresa principal segue contratualmente vinculada à obra.
Durante a execução, foi constatada a necessidade de construir um muro de arrimo, estrutura que não estava prevista no projeto original, mas foi considerada essencial pra garantir a segurança e a estabilidade do trecho.
A prefeitura contratou outra empresa apenas pra erguer o muro, e o serviço está em fase final. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) afirmou que equipes técnicas continuam fazendo vistorias na área, pra garantir o cumprimento de todas as obrigações.
O contrato segue ativo e a obra não foi oficialmente paralisada nem abandonada, segundo a prefeitura.
Nova licitação
no parque náutico
Continua depois da publicidade
Já no caso do parque náutico, a empresa responsável pediu rompimento do contrato após apontamentos técnicos que indicaram irregularidades na execução da obra.
O município informou que está refazendo o processo licitatório pra contratar uma nova empresa e seguir com o projeto.
A administração municipal garantiu que não houve pagamento de eventuais serviços considerados de baixa qualidade.