A primeira Copa do Mundo de Clubes da história vai conhecer o seu campeão neste domingo, com a final entre PSG e Chelsea às 16h (horário de Brasília), em Nova Jersey, nos Estados Unidos. O duelo coloca frente a frente clubes que ganharam notoriedade na Europa por conta do alto investimento de donos bilionários.
Continua depois da publicidade
Atual campeão europeu, o PSG pertence desde 2011 a um grupo de investidores ligado ao governo do Catar. Com mais de 2,2 bilhões de euros investidos em contratações desde então, o PSG finalmente ...
Atual campeão europeu, o PSG pertence desde 2011 a um grupo de investidores ligado ao governo do Catar. Com mais de 2,2 bilhões de euros investidos em contratações desde então, o PSG finalmente chegou ao seu primeiro título de Champions na temporada que encerrou em 2025. O maior sucesso veio após a saída de craques como Neymar, Messi e Mbappé, mas com a base sólida montada pelo técnico espanhol Luis Henrique.
Continua depois da publicidade
Já o Chelsea foi um dos precursores no século em receber altos investimentos de estrangeiros para buscar espaço no cenário europeu quando, em 2003, o russo Roman Abramovich começou a despejar bilhões de libras para fazer a equipe campeã da Champions em 2012 e 2021.
Após o feito, o clube foi vendido ao norte-americano Todd Boehly, que em três anos já gastou 1,4 bilhão de libras. Em vez de nomes consagrados, ele adotou a proposta de investir em jogadores jovens, como o atacante brasileiro João Pedro, de 23 anos, que colocou os ingleses na final com dois gols contra o Fluminense. Ele custou 55 milhões de libras na compra feita junto ao Brighton.
Continua depois da publicidade
Para ajudar a “pagar a conta” dos altos investimentos, os clubes já faturaram grandes premiações com o Mundial, pagas em dólares pela Fifa. Até agora, o PSG arrecadou 77 milhões de dólares, enquanto o Chelsea recebeu 75,2 milhões. O campeão leva pra casa mais 40 milhões de dólares, enquanto o vice ficará com mais 30 milhões.