LITERATURA
Magru Floriano publica “Histórias de Itajaí”
Coletânea reúne crônicas publicadas no DIARINHO e nos sites do escritor
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

O escritor Magru Floriano lançou o livro “Histórias de Itajaí”, reunindo crônicas escritas para o jornal DIARINHO a partir de 3 de novembro de 2017 e divulgadas em seus sites pessoais. A obra, publicada pela editora Ipêamarelo, tem 245 páginas e inclui 112 crônicas. Com edição limitada, o livro será distribuído pessoalmente pelo autor, entre amigos.
Nas crônicas, Magru lembra que o gosto pela escrita surgiu ainda jovem, quando ouvia as histórias do avô, Cândido Antônio Garcia, o “Doca”. “Ele era dono de carro-de-mola na praça de Itajaí e me contava muitas histórias/estórias sobre os tempos de antanho. Tinha uma memória privilegiada e mesmo quando estava perto de completar 100 anos de vida, mantinha uma lucidez invejável. Muitas dessas crônicas da nossa pequena comunidade ele ouviu de testemunhas oculares, porque vivia pra cima e pra baixo”, conta o escritor.
Continua depois da publicidade
Doca faleceu em 1995, aos 99 anos. Seu legado para Magru foram as narrativas sobre uma Itajaí de outrora, histórias às quais o escritor, inicialmente, não deu muita credibilidade. No entanto, ao começar a escrever o livro “Calendário histórico de Itajaí – datas para compreender nossa história”, Magru passou a pesquisar os jornais da hemeroteca do Arquivo Histórico de Itajaí. “Uma a uma, elas [as histórias] iam surgindo como retiradas de um baú esquecido no tempo. São essas tramas que tomei a liberdade de relatar nas páginas do DIARINHO”, conta.
Além do jornal, Magru também publicou seus textos em sites que ele mesmo criou, como ‘historiaitajai.com.br’, ‘universo do magru.com.br’, ‘Itajaí Digital’ e ‘magru.com.br’. Parte dessas crônicas, em parceria com a editora Ipêamarelo, agora compõe o livro “Histórias de Itajaí”.
Continua depois da publicidade
Magru é formado em História pela Univali e mestre em Educação pela Furb. Iniciou sua carreira no jornalismo passando pela redação do DIARINHO, trabalhou como editor do jornal de Santa Catarina na década de 80, e tem diversos livros publicados, como “Itajaí em chamas” e “Peão na sétima casa – o poder no tabuleiro de xadrez”. Professor universitário aposentado, atualmente responde pelas secretarias do Clube de Xadrez de Itajaí e da Associação de Colecionadores da Região de Itajaí.