BEM-ESTAR
Como a gratidão pode transformar sua vida
Neste 'Dia da Gratidão', a Uniavan destaca os benefícios emocionais e físicos desta atitude simples, mas poderosa
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]
Neste 6 de janeiro é celebrado o Dia da Gratidão e a Uniavan aproveita a data para reforçar a importância dessa prática para o bem-estar. Mais do que um gesto simbólico, a gratidão é reconhecida pela psicologia como uma ferramenta essencial para melhorar a saúde mental, fortalecer relações interpessoais e trazer equilíbrio emocional. “A gratidão nos ajuda a mudar o foco para o que temos de positivo, reduzindo a sensação de escassez e criando um ciclo de emoções mais equilibradas e fortalecedoras”, explica Caroline Araújo, professora do curso de Psicologia da Uniavan.
De acordo com estudos, práticas simples como manter um diário de gratidão, valorizar pequenas conquistas ou expressar um sincero ‘obrigado’ podem ativar áreas do cérebro ligadas à felicidade e à empatia. Quem cultiva a gratidão de forma consistente tem níveis mais baixos de estresse, maior resiliência emocional e até mesmo uma melhora na qualidade do sono e na saúde física.
Na Uniavan, o curso de Psicologia aborda a gratidão e outras estratégias para o cuidado emocional, formando profissionais preparados para promover qualidade de vida e bem-estar na sociedade. Mais informações acesse https://uniavan.edu.br/.