As expectativas levam em conta a temporada histórica de cruzeiros, que já iniciou com previsão de movimentação recorde de 150 mil passageiros e de escalas. Serão 60 paradas na cidade até abril, num aumento de 140% em relação à temporada anterior. Cerca de 60% dos cruzeiristas desembarcam pra curtir as opções da região.
Além das praias, o comércio e gastronomia diversificados e os atrativos turísticos, incluindo novos parques, estão entre os destaques que prometem fazer o turismo bombar. De acordo com a secretaria, as opções além do “sol e mar” aumentam o período de permanência do visitante de cinco para sete dias na cidade, em média.
Em Balneário, o gasto médio diário de um turista fica entre R$ 480 e R$ 680, movimentando diversos setores da economia. Pesquisas sobre o perfil dos turistas indicam que o tempo de estadia tem aumentado. Em levantamento realizado em março, 38% dos visitantes ficaram de seis a 10 dias.
Outro ponto positivo é que BC também está virando uma opção de turismo familiar, com 61% dos visitantes respondendo que estavam em viagem com a família. O estado de São Paulo representa a maior fatia da origem dos turistas brasileiros, enquanto os argentinos são os destaques entre os visitantes internacionais.
Ao se confirmar a expectativa de movimentação turística na alta temporada, Balneário pode alcançar 4 milhões de turistas durante o ano de 2024, entre janeiro e dezembro, se aproximando do volume na pré-pandemia, em torno de 5 milhões, e marcando a recuperação do setor.
A abertura oficial da temporada de verão está marcada para o dia 2 de dezembro, em frente à praça Almirante Tamandaré.
Momento positivo
A rede hoteleira de Balneário conta com cerca de 22 mil leitos. A hoteleira e vice-presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Margot Rosenbrock Libório, destaca que o momento é positivo para o setor e confirma que as reservas estão com mais procura do que em 2022.
“As chuvas têm atrapalhado um pouco, mas a tendência é de uma demanda aquecida. “A facilidade de logística é importante para o sucesso do destino”, frisa Margot, com expectativa de que a cidade retome os patamares pré-pandemia. Uma rota direta entre Buenos Aires e Navegantes já foi anunciada pela Gol.
Capacitação faz diferença
Profissionais do setor turístico passaram por treinamento em setembro do projeto Código de Turismo BC, visando a preparação para a próxima temporada. Cerca de mil pessoas, entre ambulantes, garçons, corretores de imóveis, motoristas de táxi e aplicativos, recepcionistas, guias de turismo, camareiras e atendentes do comércio passaram pela capacitação.
Em palestra, a ex-secretária-adjunta de Turismo do Estado de São Paulo, Bianca Colepicolo, destacou que os profissionais atuam como “vendedores” do destino turístico, dando dicas para os visitantes. Para os ambulantes, a participação no treinamento é uma das condições pra obterem autorização pra trabalhar na temporada.
"A facilidade de logística é importante para o sucesso do destino"
Margot Rosenbrock Libório
Convention& Visitors Burea
Cidade está preparada para temporada, afirma prefeito
Dois milhões de turistas no verão representam quase 15 vezes a população residente de BC, de 139.155 habitantes, conforme o último censo. O prefeito Fabrício Oliveira (PL) destaca que todas as áreas da prefeitura estão alinhadas para que a cidade funcione normalmente.
“Balneário Camboriú está preparada para ter mais um recorde de turistas neste verão. Estamos fortalecendo todas as nossas áreas públicas, para atender o alto fluxo de pessoas que temos nessa época do ano”, comenta. “Além do sol e mar, os equipamentos de diversão atraem cada vez mais famílias que visitam nossa cidade e encontram ótimos hotéis, restaurantes, infraestrutura e mobilidade urbana”, completa.
Para dar conta da demanda, a praia Central vai receber novamente nesta temporada o Centro de Controle Operacional. A estrutura, em fase de licitação, vai reunir serviços públicos e de recepção turística.
O centro será montado em frente ao calçadão central e contará com atendimento 24 horas da Secretaria de Segurança e de 12 horas das demais secretarias envolvidas, entre 20 de dezembro de 2023 e 28 de fevereiro de 2024. As secretarias de Segurança, Inclusão Social, Turismo e Saúde terão espaços com serviços para moradores e turistas no local.
"Estamos fortalecendo todas as nossas áreas públicas"
Fabrício Oliveira, prefeito de Balneário Camboriú