A OAB de Itajaí foi palco para a entrega do Prêmio Simeão 2023 neste mês de novembro. A iniciativa integrou a Noite das Personalidades Negras e fez parte das comemorações do Mês da Consciência Negra. Durante a cerimônia, cinco pessoas do município foram homenageadas.
Todas as personalidades mantêm relação com o movimento negro em Itajaí. Os homenageados foram: Ailton Tomaz Belizario, Hang Ferrero, João de Deus Peixoto Brito, Salete Aparecida e Silvana ...
Todas as personalidades mantêm relação com o movimento negro em Itajaí. Os homenageados foram: Ailton Tomaz Belizario, Hang Ferrero, João de Deus Peixoto Brito, Salete Aparecida e Silvana Maria Cardozo (in memoriam).
A premiação ocorre desde 2012 e antigamente era entregue a uma pessoa por edição. Em 2022, uma lei reformulou o evento que recebeu o nome Noite das Personalidades Negras de Itajaí – Prêmio Simeão.
Os premiados são escolhidos por membros do conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí (Conegi). Para receber a homenagem, a personalidade deve ter um histórico relevante em prol da comunidade negra do município e participação ativa em movimentos socioculturais, educativos, artísticos ou esportivos.
Conheça as personalidades:
Ailton Tomaz Belizario: é um dos grandes nomes do futebol local. Ainda na adolescência se encantou pelo esporte e jogou no Barroso e Marcílio Dias. Também desbravou times de outros estados, como Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e outros times de Santa Catarina. Sua aposentadoria dos campos foi em 1986, mas seu amor pelo esporte continua. Além de futebolista, Ailton sempre levantou e defendeu pautas raciais e o combate ao racismo.
Hang Ferrero: coleciona obras e poesias em seu nome, com destaque para “Retintas, quando os pretos e as pretas tiram seus poemas das gavetas” e “Do que nos sobra da guerra e outros versos pretos”. Considerado um dos poetas mais atuantes no cenário literário catarinense, Hang se dedica à arte e ao seu trabalho como técnico de enfermagem. Além disso, é o fundador da Academia Mirim de Letras da ALBSC Seccional Itajaí e membro correspondente internacional da Academia de Letras Brasil-Suíça desde 2018.
Joca Brito: é angolano e se refugiou em terras brasileiras em 1976. O contador aposentado se tornou artesão, artista plástico e palestrante. Suas obras são admiradas e elogiadas nas exposições e eventos da comunidade negra na região. Ele concilia sua arte com a função de presidente da Associação dos Naturais e Amigos de Angola em Itajaí e da Associação dos Angolanos de Santa Catarina (Uasc).
Salete Aparecida dos Santos: atua no Núcleo Afro Manoel Martins dos Passos desde a sua fundação, em 1998. Historiadora e professora da rede municipal, Salete sempre esteve envolvida com a comunidade negra. Além disso, é uma das responsáveis pela organização da festa de Nossa Senhora do Rosário, se envolvendo desde a arrecadação de alimentos até a realização das atividades do dia da festa.
Silvana Maria Cardozo: atuou como funcionária municipal por 33 anos em Itajaí. Sua carreira iniciou em 1988 como técnica em atividades administrativas na coordenadoria Regional de Atendimento ao Cidadão de Cordeiros. Ela passou por vários setores, como transporte, assistência social, Cras e diretoria de Atenção à Saúde. Colegas de trabalho a descreveram como prestativa e dedicada, sempre oferecendo o melhor de si à população. Silvana faleceu em julho de 2022, aos 52 anos, vítima de câncer.