CULTURA E MEMÓRIA
Exposição destaca a memória da comunidade LGBT+ em Itajaí
Mostra acontece no Museu Histórico e integra programação da 17ª Primavera dos Museus
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Itajaí integra nesta semana a programação da 17ª edição da Primavera dos Museus, com ações nos museus Histórico e Etno-Arqueológico. O tema escolhido para este ano é “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”.
Em meio à programação, o Museu Histórico de Itajaí abriga a exposição temporária “Memória e Resistência LGBT+ em Itajaí”. As obras podem ser vistas até o dia 27 de outubro. Os trabalhos contam a história e memória da comunidade LGBTQIAPN+ na cidade.
A exposição destaca lideranças e personalidades que lutam pelos direitos da comunidade em Itajaí. A abertura foi na noite de segunda-feira com uma mesa-redonda. Diversos convidados e nomes importantes, como Céia Maravilha (drag queen) e Brunno Silva dos Santos (presidente da Comissão de Direitos Homoafetivo e Gênero da OAB/SC) estiveram no local para discutir o tema “Democracia e Memória LGBT em Itajaí”.
Já o Museu Etno-Arqueológico vai fazer um levantamento sobre o tema do ano no Sítio Arqueológico de São Francisco do Sul. A pesquisa vai acontecer até o dia 16 de outubro e o resultado deve ser divulgado na sequência, até o dia 20 de outubro.