Mundo Corporativo
Por Altevir Baron -
Instagram: @abaronmkt | LinkedIN: altevirbaron
Métodos e processos
A contratação e retenção de talentos é uma das grandes preocupações das corporações na atualidade, independente do porte ou área de atuação. Ao mesmo tempo que se desenha um processo burocrático, também cresce a necessidade da avaliação plural e entendimento do ser humano. No mundo onde as gerações mais novas não criam vínculos e a busca pelo any where office cresce no mercado, não basta oferecer a vaga dos sonhos e comandar um processo seletivo de excelência, o gestor deve estar atento a cada etapa do processo de contratação, buscando o entendimento sobre propósito e planos de futuro.
Trago alguns insights que construí durante minha trajetória:
1. Qual a vaga você deseja preencher? Qual perfil você precisa em sua equipe? Você precisa responder essas questões antes de ir ao mercado em busca de talentos.
2. Contrate pessoas que precisem trabalhar, que tenham necessidades sociais e que precisem ser sanadas a partir do trabalho.
3. Se você decidir investir em um profissional, mesmo que ele não tenha todas as características que você considere essenciais, lembre-se de respeitar o tempo de adaptação e desenvolvimento. Esse processo não é uma ciência exata e depende tanto de fatores intrínsecos quanto ambientais.
4. Contrate pessoas que tenham sonhos e desejos de realização, que farão do trabalho um meio de projeção e crescimento em equipe, envolvendo-se com o propósito.
Entender de pessoas será cada vez mais o fator decisivo dentro das organizações. O dinheiro não deve ser o único motivo para a pessoa sair de casa e ir trabalhar. Compreender o valor da profissão é o primeiro passo construção de um futuro de sucesso.
Entender de pessoas será cada vez mais o fator decisivo dentro das organizações”