Serviços | Alô do Leitor


Barulho de construções na Brava

Publicado em 27/08/2025

“Barulho infernal das construções de prédios na Praia Brava, em Itajaí.”

Ass: S. M.

(Transcrito ipsis litteris)


Apae Camboriú conquista 2º lugar no Parajecam 2025

Publicado em 27/08/2025

“A Apae Camboriú alcançou o 2º lugar geral no Parajecam 2025, competição que reúne alunos com deficiência matriculados no ensino regular. O resultado é motivo de orgulho para o município, fortalecendo a inclusão e incentivando a formação de novos atletas.

Os alunos do Projeto Oficinas de Inclusão representaram a instituição no evento e receberam o troféu das mãos do árbitro internacional de atletismo e representante da Fundação de Esportes de Camboriú, Neudir.”

Assessoria de Imprensa: Tonolher

(Transcrito ipsis litteris)


Trânsito caótico em frente ao São José

Publicado em 27/08/2025

“Trancado o trânsito em frente ao colégio São José, na saída da escola. Um caos: os carros ficam parados na pista.”

Ass: L.S.

(Transcrito ipsis litteris)


Fanfarra sem instrumentos novos

Publicado em 27/08/2025

“Há anos que a escola João Goulart pede instrumentos novos para a fanfarra se apresentar no 7 de Setembro e nada acontece!”

Ass: N. C. A.

(Transcrito ipsis litteris)


Atrasos no transporte público

Publicado em 27/08/2025

“Minha reclamação é sobre o transporte público de BC. Os ônibus nunca passam nos horários certos.”

Ass: Fabiane Carvalho

(Transcrito ipsis litteris)


Buracos na rua Bento Adriano

Publicado em 27/08/2025

“Avisa o prefeito que a servidão Bento Adriano Pereira, bairro Fazenda, em Itajaí, precisa de asfalto. Está cheia de buracos.”

Ass: F. C. P.

(Transcrito ipsis litteris)


Visita à Canhanduba

Publicado em 27/08/2025

“Gostaria de saber se o nosso prefeito, Robison Coelho, vai visitar a Canhanduba. Rua Olésia B. Corent.”

Ass: D.A.

(Transcrito ipsis litteris)


Pedido de rondas na praia

Publicado em 27/08/2025

“A praia de Navegantes fica deserta no inverno, deixando moradores, visitantes e turistas à mercê do perigo, com restingas altas e cheias de tocas. Há tempos pedimos que a prefeitura realize rondas na areia.”

Ass: M. G.

(Transcrito ipsis litteris)


Buracos na orla da Brava

Publicado em 27/08/2025

“O que são os desníveis e buracos da rua na orla da Brava, gente? É pra acabar com os carros…”

Ass: A.C

(Transcrito ipsis litteris)


Tampas de esgoto soltas

Publicado em 27/08/2025

“Na rua Otávio Cesário, no bairro São Vicente, em Itajaí, as tampas do esgoto estão todas soltas desde o início do ano. É barulho o tempo todo.”

Ass: I. G.

(Transcrito ipsis litteris)


Trânsito caótico na Murta

Publicado em 27/08/2025

“Trânsito insuportável no bairro Murta, perto das escolas e creches. Os carros chegam a parar até no meio da rua.”

Ass: L. M.

(Transcrito ipsis litteris)


Acesso difícil em rua

Publicado em 27/08/2025

“Na rua Mário Bento dos Santos Cordeiros, no acesso para a ponte que liga o bairro à avenida Nilo Bittencourt, a entrada dessa rua, na esquina com a Mário Uriarte, ficou afunilada de tal modo que apenas dificulta o acesso. Não faz sentido.”

Ass: C.R.

(Transcrito ipsis litteris)


A coerência manda lembrança

Publicado em 25/08/2025

Tenho lido reiteradamente as manifestações do Dr. Rosan da Rocha no Jornal Diarinho, com críticas viscerais contra a prefeita Juliana Pavan e seu governo. Leio, discordo, refuto mas agora respondo. Não que a prefeita precise de defesa, mas porque entendo que a falta de respeito cobra posição e resposta a altura.
Quando o ilustre ex-promotor resume 8 meses de governo a marketing e publicações nas redes sociais, demonstra ele sim, estar mais preocupado em lacrar do que realmente informar. Juliana está sim fazendo uma gestão corajosa, e a análise não pode ser subjetiva ou sentimental. Vamos aos fatos: reforma da previdência (aprovada pelo governo federal em 2019 e somente aprovada em 2025); reforma do Funservir (entregue a nova prefeita com um rombo mensal de 700 mil reais); revisão da planta genérica de valores (cujo estudo custou 10 milhões para a gestão anterior, que não teve a coragem de enviar ao Legislativo, mas que fora aprimorada como instrumento de justiça fiscal); reforma administrativa (que diminuiu a estrutura de governo de 33 para 25 secretarias); solução para o terreno do INSS, sendo que Juliana assumiu o governo com o posto de saúde central notificado com ordem de despejo. Poderia falar muito mais... os fatos e os atos demonstram que em 8 meses, Juliana Pavan enfrentou problemas embarrigados por 8 anos.
Um deles, o Hospital Ruth Cardoso. E vamos a dois fatos: para instalação do Corpo de Bombeiros, da Udesc, da Delegacia Regional, da sede do Batalhão da Polícia Militar... o Município doou os terrenos para viabilizar a vinda definitiva de serviços públicos essenciais do governo do estado para a Cidade. A maioria destes casos no período em que Dr. Rosan era promotor titular nesta comarca, sem qualquer objeção. Porém, no caso do Ruth Cardoso, fora criada uma celeuma acerca da doação da área. A coerência faz-se necessária para quem quer debater o serviço público, ainda mais em um debate mais vocacionado a variável política.
Aliás: fora publicado o edital, pelo governo de SC, para a contratação da OS para gerenciar o Hospital. Contemplando o aumento de especialidades... e além do custeio integral, previsão de recursos para melhoria contínua e reformas em sua infraestrutura. Algum velho do restelo se manifestou? Não, simplesmente um silêncio sepulcral, naturalmente depois de ter achincalhado a prefeita de todas as formas. Dr. Rosan, eu já integrei outro governo, meu pai foi vereador da base do ex-prefeito Pavan, mas nem por isso me deixei apaixonar para sair ofendendo pessoas gratuitamente e sem me ater aos fatos. Seria importante que o digno ex-promotor assistisse sua participação em audiência pública na Câmara Municipal,  durante  a gestão de Edson Piriquito, quando afirmou que tomaria decisões contra os prefeitos da região, caso não cobrassem do governador o co-financiamento do estado no Ruth Cardoso. Realmente, coerência parece não ser o forte de algumas pessoas.
Uma coisa é cobrar, é questionar... enquanto eleitor, exigir melhores resultados. Porém, quando o limite do respeito é ultrapassado, a emoção vence a razão, e limites são ultrapassados. Dia destes, em mais um comentário infeliz, li afirmação do Dr. Rosan nas redes sociais afirmando que a prefeita é uma mulher AMARRADA. Ora, pois. Se fosse um homem, que vencesse uma eleição derrotando uma estrutura poderosa, num pleito quase impossível, reunindo numa aliança política 8 partidos... seria ele um grande articulador. Mas em sendo mulher, ela está amarrada. Desrespeito pouco é bobagem.
Ainda é tempo, Dr. Rosan, de respeitar a prefeita eleita em seu primeiro ano de governo e permitir que faça as mudanças estruturantes nas áreas que o senhor citou, como na educação, que nos foi entregue pelo governo que o senhor tanto defendeu, com o pior Ideb da região, com as escolas detonadas, com os profissionais desmotivados... e mais: foram eles, os seus velhos amigos, que lançaram a licitação do uniforme somente em novembro de 2024, atrasando a entrega em 2025. Em resumo, vai se informar! Não existe milagre na gestão pública, mas de qualquer modo, mesmo numa guerra, o respeito e os limites são fundamentais. Cobre, critique, mas com fundamento! O senhor infelizmente declarou guerra ao governo por questões pessoais, e literalmente, desde então, não faz outra coisa que não seja rodar a baiana para chamar a atenção e alimentar seu ego.
Mas falando em amarração, não considero que um integrante do mais alto escalão da gestão anterior, que assistiu em silêncio a precarização de todos os serviços públicos essenciais de Balneário Camboriú, possa se arvorar de plena autoridade para cobrar que a prefeita resolva em 8 meses o que sua turma detonou com o intuito de privatizar, nos últimos 8 longos anos. Sua biografia, Dr. Rosan da Rocha, seguirá amarrada a um governo moribundo que hoje já faz parte do passado. E quanto a um novo futuro, mesmo com muita energia ruim e torcida contra, a prefeita Juliana já iniciou sua construção. Vamos juntos?

Diogo Balena Catafesta, secretário de Articulação Política de Balneário Camboriú.


Reclamação sobre enfermeira

Publicado em 21/08/2025

“Eu solicitei o horário flexível de acompanhante para minha mãe, que está internada na ala oncológica do hospital Marieta, em Itajaí, porque moro em Joinville e meus irmãos são CLT. E é difícil conseguirmos fazer a troca nos horários. No sábado, fui ficar com a minha mãe, tudo tranquilo. Minha irmã foi lá, viu ela e conversou. No domingo fui de manhã com meu irmão, já liberado no sistema pela doutora, no horário flexível de acompanhante e visita.

Chegamos na portaria, mas a funcionária não conseguiu verificar porque não tinha acesso ao PEP, que é o prontuário eletrônico. Dei a volta, fui até outra recepção, as atendentes conferiram e liberaram. Subimos, eu e meu irmão. Assim que entramos no pronto-socorro, a enfermeira começou a gritar dizendo que apenas um poderia entrar. Eu expliquei que estava liberado pelo assistente social e pela doutora. Ela continuou gritando, minha mãe acordou assustada. Pedi que meu irmão desse apenas um beijo nela antes de sair, mas a enfermeira chamou o segurança.

Meu irmão é católico e, um dia antes, havia ido ao hospital para dar uma bênção e transmitir paz à minha mãe. Isso já estava autorizado pela coordenação. Mesmo assim, a enfermeira não deu nem bom dia e não deixou que eu explicasse nada. Ele só queria dar um oi, como estava combinado.

Jamais presenciei algo assim. Gosto do Hospital Marieta, considero-o como uma segunda casa. Quando postei o vídeo relatando a situação, várias funcionárias entraram em contato comigo para apoiar a denúncia e relatar que também sofreram com essa profissional.

Depois que meu irmão foi embora, uma amiga médica foi conversar comigo e com a minha mãe. Esse mês completa um ano que perdi meu pai, também oncológico, em um quarto ao lado do dela. Foi um momento delicado. Essa médica tentou intermediar o diálogo sobre os horários com outra enfermeira, para evitar problemas. A profissional mal-educada ouviu e chegou a discutir até com a médica. Depois, a própria doutora da oncologia confirmou: a entrada estava liberada. Foi um transtorno desnecessário para todos.”

Ass: A.A.

(Transcrito ipsis litteris)


Denúncia de assédio em clínica

Publicado em 21/08/2025

“Em 8/11/2024, foi feita uma denúncia de assédio moral e bullying cometidos por secretárias de uma clínica médica. Elas acessaram, sem autorização, o WhatsApp de uma funcionária, repassaram conversas privadas, imprimiram o conteúdo e passaram a fazer chantagens e ameaças. Uma das secretárias envolvidas foi demitida, mas a outra continua sendo alvo de provocações.

Ela trabalha em um balcão compartilhado e tem que ouvir piadinhas e indiretas, inclusive com a conivência do médico-chefe. Além de essa situação absurda ocorrer em um lugar público, a funcionária ainda sofre intimidações e acusações infundadas, inclusive com testemunhas.

Para agravar a situação, essas mesmas secretárias passaram a filmar os locais limpos pelas faxineiras logo após o serviço delas, com clara intenção de humilhar e desmerecer o trabalho. Além de filmarem, compartilham os vídeos, demonstrando total falta de empatia e promovendo perseguição gratuita. Isso tem causado desmotivação, abalado a saúde mental das profissionais e até levado à perda de emprego — uma delas já pediu demissão por não suportar tanto assédio.

Essa denúncia serve de alerta e também como prova, para que providências sejam tomadas e para que essas pessoas dissimuladas sejam devidamente punidas.”

Ass: R. P.

(Transcrito ipsis litteris)


Falta de dermatologista em Camboriú

Publicado em 21/08/2025

“Hoje fui consultar no posto de saúde do bairro Santa Regina, em Camboriú, e tentei agendar uma consulta com um dermatologista. Fui informado de que o município não oferece atendimento com dermatologistas pela rede SUS. Os próprios funcionários do posto explicaram que a prefeitura de Camboriú não abriu edital nem disponibilizou vagas para essa especialidade. Ainda segundo os funcionários, mais de 1500 pessoas aguardam na fila por esse atendimento. Ou seja, precisamos urgentemente de dermatologistas no SUS de Camboriú.

É vergonhoso que o município de Camboriú não tenha nenhum profissional dessa área para atender à população”.

Ass: A.A.

(Transcrito ipsis litteris)


Vandalismo no molhe de Itajaí

Publicado em 12/08/2025

“Vale destacar a má educação de algumas pessoas em relação às novas obras no molhe. Provavelmente adolescentes desocupados.

Se há câmeras no local, deve haver também alguma ação punitiva — mas, como sabemos, o Brasil é o país da bagunça e do descaso.

Mal a obra foi entregue e já está sendo pichada. Lindo para Itajaí. Lindo para o Brasil.”

Ass: Daniela

(Transcrito ipsis litteris)


Falha no atendimento do Marieta

Publicado em 12/08/2025

“Gostaria de relatar uma situação desagradável que ocorreu com minha avó durante o atendimento no Hospital Marieta, em Itajaí, e que acredito poder acontecer com outras pessoas, especialmente em momentos de vulnerabilidade. Ela já foi internada duas vezes no local e, em ambas, tivemos grande dificuldade para agendar o retorno médico indicado na alta.

Na última internação, após cirurgia, o médico determinou o retorno pós-cirúrgico para hoje, pois ela está com dreno no abdômen e pontos a serem avaliados. Desde quarta-feira tento marcar a consulta pelo único canal de agendamento disponível — o WhatsApp (47) 99620-3500 — e não obtive resposta. No perfil, informam que não atendem ligações, apenas mensagens. Ainda assim, tentei ligar e não consegui. Ao telefonar para o hospital, fui informado de que não poderiam transferir para o ambulatório e que a única solução seria comparecer pessoalmente — algo que poderia ser facilmente resolvido com um sistema online eficiente.

Resido em Navegantes, e a locomoção é difícil. Por essa falha, minha avó não foi atendida na data indicada (11/08), o que pode trazer riscos à sua saúde e prejudicar seu tratamento. Isso revela falta de organização e de respeito com os pacientes.

Relato este caso por considerá-lo de relevância municipal, já que afeta diretamente cidadãos atendidos por um hospital que se apresenta como o maior de Santa Catarina e recebe considerável verba pública. No mínimo, deveria investir em um sistema de atendimento online adequado. Há ferramentas que oferecem suporte mais eficiente e informações claras, mas não existe sequer uma mensagem automática informando sobre alta demanda ou garantindo o agendamento. O paciente fica sem resposta, o que considero uma falha grave. Um hospital dessa importância e impacto social deve prestar atendimento à altura de sua responsabilidade.”

Ass: A.A.

(Transcrito ipsis litteris)


Nota de Esclarecimento da defesa de Carlos Humberto Silva

Publicado em 06/08/2025

“Em atenção à matéria publicada, a defesa do Sr. Carlos Humberto Silva, esclarece que:

No ano de 2005, o Sr. Carlos Humberto Silva adquiriu, de boa-fé, a área objeto da controvérsia judicial, do então proprietário, Sr. João da Rocha Mello, já falecido. Desde então, passou a exercer a posse do imóvel com ânimo de proprietário.

Contudo, foi surpreendido com uma ação de reintegração de posse ajuizada pelo Sr. Dercides Tonini, atualmente também já falecido, que alegava ser o legítimo possuidor do terreno. Após longa tramitação, no ano de 2018, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina acolheu o recurso de apelação interposto por Carlos Humberto e anulou a sentença proferida pela 3ª Vara Cível da Comarca de Balneário Camboriú, determinando a reabertura da instrução processual, com a oitiva de testemunha-chave que residiu no imóvel e poderia esclarecer a real titularidade da posse.

No ano passado, além dessa testemunha, outras também foram ouvidas e, de forma unânime, confirmaram que o imóvel sempre pertenceu ao Sr. João da Rocha Mello e, posteriormente, ao Sr. Carlos Humberto Silva, em virtude da aquisição formal da propriedade.

Ainda assim, surpreendentemente, a o mesmo juízo (3ª Vara Cível de Balneário Camboriú) voltou a julgar procedente a ação proposta por Dercides Tonini, ignorando completamente o conteúdo das provas testemunhais produzidas em juízo.

Inconformado com a decisão, o Sr. Carlos Humberto Silva já interpôs novo recurso de apelação, convicto de que, quando os autos forem remetido ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina, mais uma vez, será reconhecido o equívoco da sentença e a verdade dos fatos e o direito de quem, de fato, é o legítimo possuidor do imóvel será reestabelecida.”

Ass: Marlon Charles Bertol

(Transcrito ipsis litteris)


Uso irregular de veículo oficial

Publicado em 06/08/2025

“Tenho uma dúvida: carro da prefeitura pode ser usado como particular? Na rua Domingos Anônimo Borba, em São Vicente, todo dia vejo um carro da Secretaria da Agricultura estacionado em frente a uma casa.”

Ass: A.A.

(Transcrito ipsis litteris)


Perda de chave BMW em Salseiros

Publicado em 06/08/2025

“Foi perdida uma chave igual a esta, nas proximidades do bairro Salseiros e da avenida Reinaldo Schmithausen (Cordeiros), junto com outras chaves e um cordão azul, também da marca BMW. Se você encontrou, por favor, nos avise. Telefones para contato: (47) 99601-7736 / (47) 99614-9466”

Ass: A.A.

(Transcrito Ipsis Litteris)


Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.